Não encontro álcool em gel 70%: E agora?

Saiba qual a melhor alternativa para se proteger do novo coronavírus caso não tenha mais álcool em gel na sua cidade!

0

 Desde a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, encontrar álcool em gel 70% tem sido complicado em várias cidades do Brasil.

Em alguns lugares onde ainda é possível encontrar álcool em gel, o preço subiu conforme a procura.

Para que o álcool seja um aliado eficiente no combate a agentes infecciosos, ele deve ter graduação de etanol acima de 70%.

O processo de eliminar agentes biológicos utilizando o etanol é chamado de esterilização, já quando utilizamos o álcool doméstico 40%, ele não é eficiente para matar, mas sim para desinfetar e limpar superfícies.

Como é feito o álcool em gel 70%?

O 70% do rótulo do álcool gel significa que a cada 100 ml do produto, 70 ml são de etanol, que a base desse produto.

Os 30% restantes compõem água e espessantes, que dão a textura em gel. Quando é para uso no corpo, algumas empresas também colocam fragrâncias e agentes hidratantes para não ressecar a pele.

Você pode se perguntar: por que diluir o etanol em água se quanto mais forte, mais eficiente ele seria?

A água do álcool 70%, não só o em gel, mas também o líquido, é de extrema importância porque reduz o risco de causar incêndios do etanol 100% e pode evitar acidentes graves.

A água também faz com que o etanol evapore mais lentamente e isso prolonga a ação do álcool nas superfícies e nas nossas mãos.

COVID-19 - Novo coronavírus - Produção de álcool gel
COVID-19 – Novo coronavírus – Produção de álcool gel.

O álcool líquido é igual ao álcool em gel?

Tanto o álcool líquido quanto o em gel possuem as mesmas propriedades de esterilização.

A consistência em gel foi criada para facilitar a utilização nas mãos evitando o desperdício e para ter maior controle do produto, já que, mesmo em menor escala, ele continua sendo inflamável.

Por que o álcool em gel 70% é tão eficiente?

Há muitos séculos o álcool 70% é a principal arma usada como antisséptico em ambientes hospitalares.

O etanol age na parede celular do vírus, desnatura as proteínas e destrói os lipídios, matando o agente infeccioso, no caso de COVID-19, o novo coronavírus.

Ao atingir o revestimento do vírus, o etanol consegue eliminar 99,9% deles, deixando a superfície e/ou suas mãos esterilizadas.

Esse é o motivo para o álcool em gel 70%, junto a bons hábitos de higiene, ser recomendado como prevenção para infecção pelo novo coronavírus.

O que fazer se não encontrar álcool em gel 70% para comprar?

Como vimos acima, o álcool em gel 70% destrói os lipídios da camada que reveste o vírus.

Lipídio é que um tipo de gordura, e temos outras substâncias que podem destruir lipídios com muita eficiência, você imagina alguma?

Os surfactantes! “Mas… eu não sei o que são surfactantes?”, você pode estar se perguntando.

Surfactantes são os agentes de limpeza que estão presentes nos detergentes, sabonetes líquidos e em barra, sabão e shampoos.

COVID-19 - Novo coronavírus - Sabão com espuma, característica da presença de agentes surfactantes.
COVID-19 – Novo coronavírus – Sabão com espuma, característica da presença de agentes surfactantes.

É por isso que usamos detergentes para lavar a louça e sabonetes para retirar aquela sensação grudenta da pele depois de brincar muito ou de um dia cansativo no trabalho.

O álcool em gel 70% dever ser usado para complementar a sua proteção, se você puder usá-lo, use! Mas não se desespere caso não encontre em sua cidade.

A medida mais eficaz que você pode adotar para se prevenir do coronavírus é lavar bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia!

Mantenha suas mãos sempre limpas e evite contato com objetos compartilhados e pessoas com sintomas de COVID-19.

Vi uma receita caseira de álcool gel e uma de misturas de ervas, elas funcionam mesmo?

Quando começa a crise de uma doença nova que ainda não tem um remédio de eficácia comprovada, vemos surgir várias receitas na Internet para sanar o problema. Tenha cuidado!

Muitos enganos propagados na Internet podem induzir as pessoas a confiar em uma solução que não tem nenhuma comprovação de que seja realmente eficaz.

Isso deixa as pessoas ainda mais desprotegidas porque, normalmente, elas deixam de seguir as recomendações oficiais.

As combinações caseiras podem ser perigosas para a saúde e causar alergias e inflamações na pele, chamadas de dermatite.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o método mais eficaz para combater a COVID-19, o novo coronavírus, é manter as mãos bem limpas e evitar contatos sociais, principalmente se você tiver algum sintoma da doença.

Você sabe lavar as mãos corretamente?

  1. Molhe as mãos em água corrente, feche a torneira e coloque sabão nas mãos.
  2. Esfregue uma mão na outra até obter espuma. É importante lembrar de esfregar não só a palma da mão, mas também o dorso, entre todos os dedos e embaixo das unhas. A OMS recomenda que esse passo leve o tempo necessário para que você cante duas vezes a música do “parabéns pra você”, em torno de 20 segundos.
  3. Enxague bem as mãos com água corrente e limpa.
  4. Seque as mãos com uma toalha limpa ou lenços de papel.
  5. E, agora sim, é a hora de passar o álcool gel se você tiver ele disponível.

Veja abaixo o vídeo explicativo preparado pela BBC News de como lavar suas mãos corretamente!

Dicas para o uso do álcool em gel 70%

Mesmo usando o álcool em gel 70, quando se está no meio de uma pandemia é importante tomar alguns cuidados:

  • A eficácia do álcool em gel 70% é maior quando não existem sujeiras na pele, ou seja, o uso dele não substitui lavar as mãos com água e sabão periodicamente.
  • Prefira o álcool em gel com válvula pump, aquela que você aperta e o produto sai, pois ela oferece menos risco contaminação.
  • Observe a validade do produto que você já tem em casa, se álcool em gel estiver opaco é porque o etanol já evaporou e ficou apenas o gel, ele não vai ter eficácia.
COVID-19 - Novo coronavírus - Álcool gel com válvula pump
COVID-19 – Novo coronavírus – Álcool gel com válvula pump.

Além de tudo isso, lembre-se de ser solidário com as outras pessoas. Não adianta comprar todo álcool em gel do mundo para sua casa.

Uma pessoa com vários potes de álcool em gel 70% que esteja cercada de pessoas que não têm acesso a ele, fica muito menos protegida do se todas as pessoas tivessem acesso a pelo menos um pote de álcool em gel 70%.

É hora de sermos conscientes e responsáveis, comprar apenas o necessário para nossa família e manter toda a sociedade segura!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.