O grupo das angiospermas é o único que possui plantas com flores. A flor é a estrutura reprodutiva desse grupo e ela é formada por folhas modificadas e especializadas.
Preparamos uma lista de exercícios sobre flor para que você possa testar seus conhecimentos sobre essa estrutura tão importante para a biodiversidade da flora.
Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!
Exercícios sobre a flor
a) Tépalas: conjunto de pétalas de cores diferentes; Corola: conjunto de sépalas; Gineceu: sistema reprodutor masculino.
b) Corola: conjunto de sépalas; Cálice: conjunto androceu-gineceu; Perianto: conjunto de pétalas.
c) Corola: conjunto de sépalas; Gineceu: sistema reprodutor masculino; Perianto: conjunto androceu-gineceu.
d) Cálice: conjunto de pétalas; Androceu: sistema reprodutor feminino; Perigônio: conjunto de pétalas iguais.
e) Cálice: conjunto de sépalas; Androceu: sistema reprodutor masculino; Gineceu: sistema reprodutor feminino.
a) A maioria das flores apresenta os quatro tipos de verticilos florais – gineceu, androceu, corola e cálice, sendo por isso chamadas de flores completas.
b) O androceu é um conjunto de estames. Os estames são constituídos por filete e antera.
c) A flor, assim como o estróbilo das gimnospermas, é um ramo especializado em que há folhas férteis com esporângios, os esporofilos.
d) A autofecundação é uma estratégia que as plantas desenvolveram a fim de aumentar a sua produção de frutos, por isso ela é muito vantajosa para a espécie.
e) O gineceu é o aparelho reprodutor feminino da planta.
a) Cálice.
b) Corola.
c) Androceu.
d) Gineceu.
e) Sépala.
a) garante floração mais prolongada da espécie.
b) propicia maior produtividade de frutos.
c) favorece a autofecundação.
d) reduz as chances de autofecundação.
e) impede a autofecundação.
a) pétalas coloridas e glândulas odoríferas.
b) pequena produção de pólen e glândulas odoríferas.
c) estigmas pequenos e pétalas coloridas.
d) corolas grandes e estiletes longos.
e) filetes longos e grande produção de pólen.
a) carpelos.
b) sépalas.
c) gavinhas.
d) saco embrionário.
e) estames.
a) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- cálice, IV- corola, V- pistilos, VI- estames.
b) I- Receptáculo floral, II- pedúnculo, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo.
c) I- Carpelo, II- estame, III- corola, IV- cálice, V- pistilo, VI- receptáculo floral.
d) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- estame, IV- corola, V- carpelo, VI- estame.
e) I- Perigônio, II- perianto, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo.
a) heterostilia.
b) dicogamia.
c) autofecundação.
d) protoginia.
e) protandria.
01) O androceu é o órgão masculino da flor.
02) O cálice é constituído pelo conjunto de sépalas.
04) O receptáculo é o órgão que sustenta os verticilos florais.
08) Os estames constituem o gineceu.
16) O estigma corresponde à parte apical do pistilo.
a) pseudoflores.
b) brácteas.
c) inflorescência.
d) pedicelo.
Gabarito
1 — e
2 — d
3 — b
4 — c
5 — e
6 — e
7 — b
8 — e
9 — 01, 02, 04, 16
10 — c
Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!
Veja também:
- Lista de exercícios sobre epiderme vegetal
- Lista de exercícios sobre briófitas
- Lista de exercícios sobre a atmosfera terrestre
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.