Biodiversidade

A biodiversidade engloba a variação de todo os seres vivos existentes no planeta!

0

O conceito de biodiversidade foi elaborado durante a Convenção sobre a Diversidade Biológica, realizada no Brasil durante a Rio-92. Segundo o documento elaborado nessa convenção, o conceito de biodiversidade é:

“A biodiversidade é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia da criação desse conceito e adoção do termo biodiversidade como o Dia Internacional da Biodiversidade.

Comemorado no dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade foi criado para que todos se lembrem que fazemos parte da natureza e da biodiversidade do planeta.

O que é biodiversidade?

A biodiversidade se refere a diversidade biológica de todas as formas de vida existentes em um determinado local.

Para estudar a biodiversidade de um local, devem ser considerados todos os seres vivos: as plantas, os animais e os microrganismos. Mas não podemos esquecer dos genes contidos em cada um desses indivíduos, das inter-relações e dos ecossistemas formados por eles.

Podemos encontrar diversidade biológica em todos os ambientes, sejam eles florestas, cidades, desertos, tundras congeladas ou fontes de água sulfurosas.

A diversidade genética fez com que os organismos vivos pudessem se adaptar nos locais mais diversos do planeta. Eles se organizam formando as cadeias e níveis tróficos, onde todos são importantes para manter o equilíbrio natural.

Tipos de biodiversidade

A biodiversidade por ser dividida em três grandes níveis:

  1. Diversidade de espécies: estuda a riqueza de espécies existentes no planeta, engloba todos os organismos vivos, dos mais simples aos mais complexos.
  2. Diversidade genética: estuda a diversidade de genes existentes entre todos os indivíduos de uma mesma espécie.
  3. Diversidade de ecossistemas: engloba todos os tipos de ecossistemas existentes no planeta, sejam eles terrestres ou aquáticos que habitam e interagem no planeta Terra.

Nenhum desses níveis consegue sobreviver isoladamente, eles precisam estar alinhados para a sobrevivência de todas as espécies, incluindo a espécie humana.

Importância da biodiversidade

A biodiversidade é um fator importante para que os ecossistemas em todo o planeta possam se manter estáveis. A perda dela gera um desequilíbrio ambiental grave que impacta diretamente a nossa vida enquanto parte dela.

Quando ecossistemas são destruídos, espécies são extintas, florestas desmatadas, facilitamos o aparecimento de microrganismos que podem causar doenças devastadoras para a espécie humana.

Esse é o caso da pandemia de Covid-19 em 2020, o desequilíbrio causado pelo homem em comunidades de animais exóticos trouxe para a sociedade um vírus que já infectou mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e fez mais 330 mil vítimas fatais, em apenas 5 meses.

Além disso, a destruição da biodiversidade pode causar mudanças climáticas graves como o efeito estufa e o descongelamento das geleiras, que farão com que vários territórios desapareçam no mar.

Espécies podem ser extintas e com isso causarem desequilíbrio em várias cadeias alimentares, deixando ecossistemas inteiros em perigo de extinção.

Biodiversidade brasileira

Os locais com maiores diversidades de espécies do planeta são as florestas tropicais, recifes de corais, lagos tropicais e o ecossistema do fundo do mar.

Por isso, o Brasil é o local com maior biodiversidade do planeta Terra. Nosso vasto território e nosso clima tropical fazem com que a riqueza de espécies encontradas aqui seja maior que em qualquer outro lugar do mundo.

Se comparada à biodiversidade mundial, o Brasil possui 10% da diversidade de fungos, 22% das espécies de briófitas, 12% do total de pteridófitas, a maior quantidade de angiospermas, peixes e anfíbios entre todos os países do mundo, 10% do total de insetos, quase 2 mil espécies de aves e quase mil espécies de mamíferos.

Essa variedade está dividida entre todos os biomas brasileiros, sendo os dois maiores a Amazônia e a Mata Atlântica.

Biodiversidade - O Brasil detém a maior biodiversidade do mundo em seu território.
Biodiversidade – O Brasil detém a maior biodiversidade do mundo em seu território.

Ameaças à biodiversidade

Existem muitos fatores que podem ameaçar a biodiversidade de um local, entre os principais podemos citar:

  • Destruição de habitats: causada pelo desmatamento e pelas queimadas, essa prática retira a casa de vários seres vivos que podem morrer em decorrência disso.
  • Fragmentação de habitats: a divisão de locais onde vivem muitos seres vivos, pode dividir e isolar populações, comprometendo a permanência, dispersão e reprodução das espécies.
  • Introdução de espécies exóticas: inserir espécies que não são nativas de uma determinada área pode causar desequilíbrio na cadeia alimentar e provocar competição por recursos ambientais.
  • Poluição: a poluição altera as condições naturais dos ambientes e pode provocar a morte de espécies.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.