Qual a origem dos Jogos Olímpicos?
Entenda como uma das principais celebrações esportivas da atualidade começou em meados de 776 a.C.
As Olimpíadas se tornaram mundialmente conhecidas com a popularidade e a inclusão, mas poucos sabem da origem dos Jogos Olímpicos. As antigas cidades-estado da Grécia deram forma ao que nós identificamos hoje, especialmente o território de Olímpia.
Tudo começou no ano de 776 a.C. Um morador da cidade de Olímpia chamado Corobeu venceu a primeira competição, que hoje é conhecida como atletismo. Ele correu cerca de 190 metros e disputava com seis outros homens.
Nessa corrida aconteceram algumas curiosidades, como o fato de Corobeu competir nu, pois, segundo ele, isso melhorava o desempenho da corrida.
Durante cerca de 40 anos, os Jogos Olímpicos eram exclusivos na cidade de Olímpia, mas com o passar do tempo, Atenas, Esparta e Corinto também aderiram aos esportes.
Os jogos tiveram origem na cidade de Olímpia por questões mitológicas. O herói Hércules, que era filho de Zeus, foi obrigado a fazer trabalhos, como limpar os estábulos de Audias, rei de Elis.
Depois que ele terminou os serviços, Hercules inaugurou os Jogos Olímpicos, para comemorar o feito. Em 440 a.C., Fídias esculpiu um templo dedicado a Zeus, na cidade de Olímpia.
O objetivo principal das Olimpíadas era homenagear Zeus. Assim, as competições serviam como celebrações religiosas.
Os esportes praticados na época eram pugilato (parecido com o boxe), pentatlo (corrida, lutas e saltos), as corridas de bigas e o pancrácio (similar a luta livre).
Veja também:
- Atentado em Munique no Jogos Olímpicos de 1972
- 7 Filmes e documentários sobre as Olimpíadas
- 10 Heróis gregos e seus principais feitos – Quem eram, resumo, história
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.