Tudo sobre Atletismo: História, Modalidades, Provas e Regras

Saiba tudo sobre uma das modalidades esportivas mais antigas e mais praticadas em todo o mundo.

0

As capacidades de andar e correr são muito naturais aos seres humanos, e talvez este motivo seja um dos que colaboram para que o atletismo seja um dos esportes mais antigos do mundo. Alguns indícios dizem que ele é praticado há pelo menos cinco mil anos.

O atletismo é chamado de esporte-base, justamente por isso, é considerado o esporte mais importante das Olimpíadas. Pode ser praticado tanto por homens, quanto por mulheres, principalmente em estádios, mas também em outros locais, tais como ruas e estradas.

As práticas esportivas do atletismo, podem ser divididas de maneira sucinta, em três modalidades: corridas, lançamentos e saltos. A partir delas, uma série de ramificações são consideradas oficiais.

História do Atletismo

O atletismo é considerado uma das práticas esportivas mais antiga do mundo. Antes mesmo de ficar conhecido na Grécia Antiga, estima-se que há aproximadamente 5 mil anos havia práticas semelhantes tanto pelos egípcios, quanto por outras civilizações asiáticas.

Contudo, foi em 776 a.C., na Grécia Antiga, que ele ganhou destaque. Neste ano, foi realizada a primeira Olimpíada da história, na cidade de Olímpia. A primeira disputa oficial foi uma corrida de aproximadamente 192 metros, que recebeu o nome de “stadium”.

A prova foi vencida por Coroebus, que sagrou-se como o primeiro campeão olímpico da história. Por volta de 456 a.C, com a invasão romana, a competição foi perdendo força. Até que em 393 a.C., ela acabou extinta.

Os Jogos modernos começaram a se concretizar a partir do fim do século XIX, quando algumas escolas e academias militares passaram a inserir atividades dessa natureza em seus programas educacionais.

Dessa forma, por volta de 1840, na Inglaterra, foram realizadas as primeiras competições que remetem ao atletismo moderno. Em 1880, a prática já era comum nos Estados Unidos e em diversas outras nações europeias.

Alguns anos depois, em 1896, aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A partir daí, a prática do esporte foi ganhando cada vez mais força, até a fundação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Desfile de encerramento da primeira edição dos Jogos Olímpicos
Desfile de encerramento da primeira edição dos Jogos Olímpicos

No Brasil, o esporte começou a se popularizar a partir do século XX, e está vinculado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

Atualmente, o atletismo é compostos pelas seguintes provas oficiais: arremesso e lançamentos, corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos, marcha atlética, prova combinada, revezamentos e saltos.

Em cada uma delas, há uma série de modalidades, que se distinguem principalmente pelos percursos e equipamentos usados nas competições. Veja mais detalhes sobre cada uma delas.

Arremessos e lançamentos

Nesta modalidade, os lançamentos de dardo, disco, peso e martelo estão entre as provas mais conhecidas. Podem ter participantes de ambos os sexos, variando para cada um, o peso dos objetos utilizados.

Atletismo: Prova de Arremesso
Prova de lançamento de dardo
  • Arremesso de peso: O peso da bola masculina é de 7,26 kg, enquanto a feminina é de 4 kg. Os lançamentos são realizados em um campo no interior do estádio. O peso deve ser lançado na maior distância possível, e será computado o melhor resultado de cada atleta.
  • Lançamento de disco: O disco é feito de metal e na modalidade masculina tem peso de 2kg e tamanho variável entre 219 e 221 mm. Na feminina, o peso é de 1 kg e o tamanho varia entre 180 e 182 mm. A área de lançamento tem diâmetro de 2,50m.
  • Lançamento de dardo: Para os competidores do sexo masculino, o tamanho do dardo é de 2,60m e o peso é de 800g. Para as mulheres, é determinado o tamanho de 2,20m e o peso de 600g. O lançamento do objeto é feito entre duas linhas de 90m de distância.
  • Lançamento de martelo: O objeto a ser lançado recebe o nome de martelo e é composto por por uma bola de ferro presa a uma alça com arame metálico. Este conjunto tem peso de 7,26kg e comprimento de 120cm.

Corridas

As corridas, também chamadas de provas de velocidade, estão entre as que mais possuem variações. Entre elas, em relação ao percurso, obstáculos, individuais ou em equipe. Geralmente são disputadas em pistas, mas em alguns casos, como a maratona, a disputa é feita na rua.

Atletismo: Corrida de pista
Corrida de pista
  • Corrida de fundo: Também chamada de corrida de longa distância, seu percurso pode variar entre 5000 e 1000 metros.
  • Corrida de meio fundo: O percurso varia entre 800 e 1500 metros, na corrida de meia distância os competidores não são obrigados a permanecer em suas raias, sendo permitido passar pelo espaço de outro competidor.
  • Corrida com obstáculos: Pode ter 100, 110, 400 ou 3000 metros. É muito semelhante a corrida de pista, distinguindo-se pelos obstáculos colocados na pista.
  • Corrida de pista: É a modalidade mais conhecida. Sua prática é feita em pistas ovais, que podem ter 100, 200 ou 400 metros. Entre cada um dos candidatos há linhas limítrofes.
  • Maratona: O percurso da maratona tem 42,195 km e a modalidade, geralmente, é praticada em ruas ou estradas.

Marcha atlética

Competidor de marcha atlética

Nesta modalidade, os participantes percorrem trajetos de 20 ou 50 km se homens ou somente 20 km se mulheres. Nela, os competidores nunca podem tirar totalmente um dos pés do chão.

Para que isso seja verificado, ao longo do caminho existem árbitros para garantir o cumprimento total das regras. Um competidor poderá ter, no máximo, três advertências durante a prova, sendo eliminado na terceira.

Prova combinada (Decatlo e heptatlo)

As provas combinadas existem em duas categorias, uma exclusiva para homens, e outra para mulheres. Ambas são disputadas em dois dias, diferenciando-se apenas pela quantidade de modalidades em cada uma. Vence a prova o atleta que, ao final, somar o maior número de pontos.

É uma prova muito importante durante as Olimpíadas, uma vez que o seu vencedor é considerado o atleta mais completo do mundo, pois diferentes aptidões físicas são colocadas à prova.

  • Decatlo: É a prova combinada voltada exclusivamente para competidores do sexo masculino. Ela é composta pelas seguintes modalidades: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m rasos
  • Heptatlo: A prova combinada para competidoras do sexo feminino recebe o nome de heptatlo, como o nome indica, é composta por sete modalidades: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos.

Revezamentos

Provas de Atletismo: Revezamento
Provas de Atletismo: Revezamento

Nesta modalidade, as provas são disputadas por equipes, cada uma delas com quatro atletas. Podem competir equipes masculinas e femininas.

Cada membro percorre um ¼ de determinado percurso, que pode ser de 4×100 m ou 4×400 m com um bastão, e entrega-o ao próximo participante.

Saltos

Uma das modalidades do atletismo mais conhecidas. Podem ser classificados, ainda, em duas modalidades, salto vertical e salto horizontal.

Horizontal

  • Salto triplo: Durante as eliminatórias, cada competidor pode saltar três vezes. Os doze melhores são classificados para a final. Vence aquele que fizer o melhor salto na decisão. Nela, o atleta precisa dar dois saltos, antes de, finalmente, saltar em uma caixa de areia.
  • Salto em distância: As eliminatórias são muito semelhantes às do salto triplo. Cada competidor realiza três saltos e os doze melhores vão para a final, vencendo quem fizer o melhor salto. Os atletas correm até uma marca e ao atingiram-na, saltam na caixa de areia. A marca do salto é utilizada para medir a distância.

Vertical

  • Salto em altura: Nesta modalidade, o objetivo é ultrapassar um sarrafo sem derrubá-lo. A cada rodada será determinada uma altura inicial, sendo que a cada uma delas o sarrafo será colocado 3cm acima da anterior. Os atletas têm três chances em cada rodada, sendo considerado como resultado final, o melhor salto.
  • Salto com vara: Muito similar ao salto em altura, este se distingue pelo auxílio de uma vara flexível, que mede entre 4 e 5 metros. A partir da rodada inicial o sarrafo é colocado 5cm mais alto em cada uma das outras. O atleta também terá três tentativas, sendo considerada a melhor delas como resultado final.

Conheça detalhes de outros esportes:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.