10 Heróis Gregos e seus principais feitos – Quem eram, resumo, história

Os heróis gregos mais famosos da mitologia, seus feitos heroicos, histórias e fraquezas. Conheça também quais são os principais seres da mitologia grega.

0

Quem eram os heróis gregos?

Na mitologia grega antiga, heróis ou semideuses são metade humanos, metade deuses,  pois são personagens gerados por relações entre essas duas classes por isso ocupam uma posição intermediária entre elas.

Possuem poderes especiais relacionados à força, inteligência e velocidade que os humanos não apresentam, porém também são mortais.

De uso de suas capacidades especiais, os heróis aparecem em várias histórias famosas da mitologia da Grécia Antiga. São capazes de vencer monstros, combater guerreiros inimigos e realizar missões impossíveis aos humanos.

Os heróis gregos apresentam alguns defeitos psicológicos e corporais.  Confira os principais heróis gregos e seus feitos:

Aquiles

1 Aquiles

Aquiles derrotou o herói Hector em frente aos portões de Troia. Ele era visto como invencível, o que o tornava um guerreiro extremamente respeitado. Mas Aquiles escondia um grande segredo. Seus calcanhares eram seu ponto fraco. Durante a guerra de Troia, Aquiles atingido foi no calcanhar por seu inimigo Paris e morreu.

Hércules ou Herácles

2 Hércules ou Herácles

Seu nome significa “Aquele que dispensa o calor e a claridade”. Suas principal qualidade era a força física. Era  filho do deus Zeus e Alcmena,  cumpriu 12 trabalhos derrotando monstros.

Hércules talvez seja o semideus mais conhecido da mitologia grega. Ao menos, o mais icônico. Segundo as lendas, ele derrotou diversas criaturas tenebrosas, incluindo a Hidra, o Leão de Nemean e o cão de três cabeças, Cerberus.

Ele é descrito como usando uma vestimenta de pele de leão em sua cabeça e carregando um porrete.

Os doze trabalhos de Hércules:

1 – Matar um leão que devastava o vale da Nemeia.

2 – Deter a Hidra de Lerna, um monstro de nove cabeças que renasciam assim que eram cortadas.

3 – Capturar a corça de chifres de ouro e patas de bronze da deusa Diana, e entregá-la a Eristeu.

4 – Apanhar o javali de Erimanto.

5 – Limpar os estábulos do rei Áugias, no qual três mil animais viviam acumulados.

6 – Exterminar as aves de rapina do lago Estinfália. As aves eram ferozes, tinham asas negras, cabeças e bicos de ferro.

7 – Apoderar-se do touro de Creta.

8 – Capturar os cavalos selvagens de Diomedes. Os quais se alimentavam de carne humana e soltavam fogo pelas ventas.

9 – Encontrar o cinturão de Hipólita, rainha das amazonas.

10 – Roubar os bois de cor de sangue do gigante de três corpos Gerião e entregá-los a Eristeu.

11 – Vencer o cão Cérbero, guardião do submundo.

12 – Apanhar as maçãs de ouro das Hespérides.

Depois de ter vencido as 12 tarefas pedidas por Eristeu, Hércules libertou o titã Prometeu, que estava acorrentado a uma rocha.

Perseu

3 Perseu

Um semideus conhecido por ter derrotado a górgona Medusa, que transformava qualquer um que a olhasse em pedra. Além de ser o fundador da cidade-estado de Micenas, tendo sido ancestral dos imperadores da Pérsia.

Como um semideus, Perseu era filho de Zeus com uma mortal, Dânae, filha do rei Acrísio, de Argos. Seu nome tem o significado de “filho do fogo” ou “filho da luz”.

Teseu

4 Teseu

Filho de Poseidon e Etra. Seu nome tem o significado de “o homem forte por excelência”.Fundou Atenas e matou o Minotauro. É descrito como uma pessoa sábia, corajosa e benevolente. No entanto, Teseu teria sido exilado após perder um pouco de sua lucidez e ter tomado uma série de decisões que prejudicaram Atenas. 

Odisseu ou Ulisses

5 Odisseu ou Ulisses

Foi um herói da guerra de Troia destacando por sua prudência e astúcia. Durante a batalha, os gregos venceram pelos conselhos de Odisseu. Um de seus mais famosos ardis foi sua estratégia de construir um cavalo de madeira, que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade, o cavalo de Troia.

Atalanta

6 Atalanta

É conhecida por matar dois centauros que a tentaram estuprar. Quando ela nasceu, o seu pai, rei da Árcadia,queria um menino e por isso a deixou para morrer numa montanha. A bebê Atalanta foi encontrada por uma ursa que cuidou da menina e a amamentou.

Atalanta que era filha da deusa Ártemis aprendeu a lutar e caçar como um urso. Por causa da sua força e agilidade derrotou um javali que devastava a terra e as culturas de Árcadia.

Ajax

7 Ajax

Filho de Télamon e Peribeia, seu nome significa “Que geme ou lamenta”.Herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Troia.Era muito forte e ágil, porém tinha um defeito, ele era extremamente teimoso e nunca pedia a ajuda dos deuses durante as batalhas.

Édipo

8 Édipo

Único a conseguir, com sua inteligência superior, decifrar o enigma da Esfinge. Tornou-se rei de Tebas.

Édipo é um semideus conhecido, ele matou o pai e se casou com a sua mãe. Sua história tem início quando seu pai de nome Laio, consultou o Oráculo de Delfos e o espírito cntou a profecia que o filho iria mata-lo e desposar da mãe.

Acreditando nas palavras sobre a maldição que foram ditas pelo Oráculo de Delfos, o pais abandona Édipo no Monte Citerão pregando seus pés com o objetivo de deixá-lo morrer.

Belerofonte

9 Belerofonte

Forte e valente guerreiro, filho de uma humana com o deus Poseidon. Domou o cavalo alado Pégaso e matou a Quimera, um monstruoso produto da união entre Equidna, metade mulher, metade serpente, e o gigantesco Tífon. 

A Quimera tinha cabeça e corpo de leão, com uma outra cabeça anexa de cabra ou de dragão, rabo de serpente e expelia fogo pela boca. 

Helena de Troia

10 Helena de Troia

Helena era filha de Zeus e Leda, e seu sequestro foi o motivo para a guerra de Troia. Helena foi disputada por muitos pretendentes. Quando a semideusa foi sequestrada por Paris e levada para Troia, uma grande guerra, que durou cerca de 9 anos, aconteceu na intenção de seu resgate.

 

 

Principais seres mitológicos

Além dos semideuses conheça também a definição de outras figuras mitológicas:

Ninfas: figuras mitológicas femininas  lindas e alegres e que cuidavam das florestas. As Alseídes eram ninfas das flores e bosques, as Dríades, ninfas dos carvalhos; as Nereidas, ninfas da água.

Sereias: figuras femininas que cantam e possuem corpo de peixe. Podiam ser representadas com asas e cabeça e busto de mulher.

Centauros: seres híbridos e fortes com corpo metade humano e metade cavalo. Destaca-se Quíron, amigo de Hércules criado por Cronos.

Sátiros: possuíam um corpo de homem com patas de bode e chifres. São correspondentes aos faunos da mitologia romana. Dos sátiros gregos destaca-se Pã, o Deus dos bosques.

Górgonas: figuras femininas que possuíam cabelos de serpentes como medusa.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.