Ábaco
Aprenda sobre o ábaco, uma das mais antigas calculadoras que o homem já utilizou. Saiba como utilizar esse objeto para representar números.
Em geral, os ábacos são feitos de madeira com o formato de um quadro e possuem barras paralelas com argolas coloridas que se movem de um lado para outro das barras.
O ábaco que conhecemos hoje surgiu na China, por volta de 1200 d.C., sendo chamado de Suan Pan. No entanto, acredita-se que nos primórdios da humanidade ele era feito em superfícies planas com linhas desenhadas com pó e pedras que se moviam sobre essas linhas.
Com a evolução e modernização, muitos outros objetos de cálculos foram surgindo e o ábaco foi se tornando mais um objeto para ensinar matemática a crianças do que uma calculadora em si.
Isso porque com um ábaco é possível não só realizar soma, subtração, multiplicação e divisão, mas também, entender o mecanismo de cada uma dessas operações, a partir da manipulação e visualização do objeto.
Como usar o ábaco
A construção de um ábaco é baseada no sistema de numeração decimal, por isso, cada uma das barras possui um total de 9 argolas para indicar os algarismos de 1 a 9 e representa uma ordem:
- A primeira barra representa a ordem das unidades e cada argola vale 1.
- A segunda barra representa a ordem das dezenas e cada argola vale 10.
- A terceira barra representa a ordem das centenas e cada argola vale 100.
E assim por diante. Quanto mais barras o ábaco tiver, maiores serão os números que podemos formar com ele.
Para representar um número com o ábaco, devemos deixar todas as argolas de um só lado do ábaco e, depois, ir movimentando para o lado oposto, a quantidade referente a cada ordem do número.
Vamos ver alguns exemplos.
4439 = 4000 + 400 + 30 + 9 → 4 unidades de milhar, 4 centenas, 3 dezenas e 9 unidades.
10314 = 10000 + 300 + 10 + 4 → 1 dezena de milhar, 0 unidades de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades.
456789 = 400000 + 50000 + 6000 + 700 + 80 + 9 → 4 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 6 unidades de milhar, 7 centenas, 8 dezenas e 9 unidades.
Você também pode se interessar:
- Unidade, dezena, centena e milhar
- História e origem dos números que utilizamos hoje em dia
- Plano de aula sobre adição – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula – Ler, comparar e ordenar números – Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.