Ábaco

Aprenda sobre o ábaco, uma das mais antigas calculadoras que o homem já utilizou. Saiba como utilizar esse objeto para representar números.

0

O que é ábaco? O ábaco é uma das calculadoras mais antigas utilizadas pelo homem e, atualmente, é visto como um importante objeto pedagógico no ensino de cálculos básicos para crianças.

Em geral, os ábacos são feitos de madeira com o formato de um quadro e possuem barras paralelas com argolas coloridas que se movem de um lado para outro das barras.

Ábaco de madeira
Ábaco de madeira

O ábaco que conhecemos hoje surgiu na China, por volta de 1200 d.C., sendo chamado de Suan Pan. No entanto, acredita-se que nos primórdios da humanidade ele era feito em superfícies planas com linhas desenhadas com pó e pedras que se moviam sobre essas linhas.

Com a evolução e modernização, muitos outros objetos de cálculos foram surgindo e o ábaco foi se tornando mais um objeto para ensinar matemática a crianças do que uma calculadora em si.

Isso porque com um ábaco é possível não só realizar soma, subtração, multiplicação e divisão, mas também, entender o mecanismo de cada uma dessas operações, a partir da manipulação e visualização do objeto.

Como usar o ábaco

A construção de um ábaco é baseada no sistema de numeração decimal, por isso, cada uma das barras possui um total de 9 argolas para indicar os algarismos de 1 a 9 e representa uma ordem:

  • A primeira barra representa a ordem das unidades e cada argola vale 1.
  • A segunda barra representa a ordem das dezenas e cada argola vale 10.
  • A terceira barra representa a ordem das centenas e cada argola vale 100.

E assim por diante. Quanto mais barras o ábaco tiver, maiores serão os números que podemos formar com ele.

Para representar um número com o ábaco, devemos deixar todas as argolas de um só lado do ábaco e, depois, ir movimentando para o lado oposto, a quantidade referente a cada ordem do número.

Vamos ver alguns exemplos.

4439 = 4000 + 400 + 30 + 9 → 4 unidades de milhar, 4 centenas, 3 dezenas e 9 unidades.

Representação de um número no ábaco
Representação do número 4439.

10314 = 10000 + 300 + 10 + 4 → 1 dezena de milhar, 0 unidades de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades.

Representação de um número no ábaco
Representação do número 10314.

456789 = 400000 + 50000 + 6000 + 700 + 80 + 9 → 4 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 6 unidades de milhar, 7 centenas, 8 dezenas e 9 unidades.

Representação de um número no ábaco
Representação do número 456789.

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.