Academia: quantos dias de musculação na semana garantem resultados?
Atividade física é importante para melhorar a saúde e o bem-estar, mas é necessário ter cuidados.
A musculação é uma das atividades físicas mais populares do mundo e ajuda a desenvolver a força física, entre outros benefícios. Ela contribui ainda para manter o condicionamento e minimiza o risco de lesões e problemas de saúde, como os cardiovasculares.
Mas quantas vezes por semana devemos praticar essa atividade? Para quem está começando e se sente empolgado para treinar, há alguma contraindicação em relação à quantidade de dias de treino? Respondemos essas perguntas a seguir; acompanhe.
É bom fazer musculação todos os dias?
Em busca de um resultado mais rápido na melhora do corpo, muitas pessoas fazem musculação todos os dias. Porém, especialistas na área de educação física sempre fazem apontamentos e alertas importantes quando o assunto é a intensidade do treino.
De acordo com eles, primeiramente é necessário fazer um exame médico completo antes de começar a prática regular de exercícios para evitar problemas.
Em seguida, é possível fazer exercícios todos os dias, porém sem exageros e com um período limitado.
Outro ponto importante é variar os músculos que serão trabalhados diariamente. Por exemplo, se fizer uma atividade de perna na segunda-feira, escolha outra região no dia seguinte, como peito ou braço. Os músculos precisam de 48 horas para o descanso adequado.
Caso contrário, a musculação terá o efeito inverso, com atrofia e perda de massa muscular. Logo, o cuidado e o equilíbrio são fundamentais, principalmente para quem está começando.
Naturalmente, cada um tem características físicas e genética próprias, o que impacta a forma e a intensidade do treino na academia. Por isso, o acompanhamento de um profissional é sempre obrigatório.
Musculação: quanto tempo de academia garante resultados?
Outra pergunta que surge em quem inicia a musculação é o tempo em que os resultados começam a surgir. Nesse caso, se mantiver a regularidade e seguir as séries programadas pelo instrutor, os resultados vão surgir em cinco ou seis semanas (de 35 a 42 dias), embora muitas vezes ainda imperceptíveis.
Para isso, é necessário fazer, ao menos, 30 minutos de treino por sessão, sem pular exercícios. Conforme o tempo, aumente gradualmente o peso utilizado para fortalecer a musculatura.
Entretanto, isso também exige cuidado redobrado. Se utilizar peso acima do que o corpo suporta, há o risco de sofrer lesão e ter de se afastar das atividades.
Por fim, a atividade exige sempre acompanhamento de profissionais de educação física para que o resultado seja sempre satisfatório, seguro e saudável.
Comentários estão fechados.