Adição e subtração de notação científica
Há uma forma simples de somar ou subtrair números na notação científica. Veja como!
Os números na notação científica possuem a seguinte forma:
Em que a é chamado de coeficiente e b de expoente da notação científica, sendo .
Essa forma de escrever é usada para números muito pequenos ou muito grandes, veja:
Apesar da notação científica simplificar a escrita e leitura, muitas dúvidas podem surgir na hora de realizar operações entre esses números.
Na adição ou subtração de números escritos em notação científica, podemos fazer a transformação dos números, realizar a operação desejada e depois retornar para a notação científica.
Exemplo: .
Contudo, há uma forma mais simples de fazer a adição e subtração de notação científica, obtendo o resultado já na notação científica.
Adição de notação científica
A adição de números em notação científica, de mesmo expoente, é feita somando os coeficientes e mantendo a potência de 10.
Exemplos:
a)
b)
Subtração de notação científica
A subtração de números em notação científica, de mesmo expoente, é feita subtraindo os coeficientes e mantendo a potência de 10.
Exemplos:
a)
b)
Na notação científica o coeficiente deve ser um número real maior ou igual a 1 e menor que 10, ou seja, o coeficiente não pode ser 0,5, no último exemplo. Por isso, deslocamos a vírgula para a direita e subtraímos uma unidade do expoente.
Quando os expoentes forem diferentes, também podemos utilizar essa estratégia de deslocar a vírgula, para diminuir o maior expoente, igualando ao outro.
Você também pode se interessar:
- Lista de exercícios de potenciação
- Lista de exercícios de números decimais
- Lista de exercícios de logaritmos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.