Afinal, a airfryer traz riscos à saúde? Veja o que dizem os especialistas
Eletrodoméstico se tornou um utensílio muito útil na cozinha, por otimizar e agilizar a preparação de alimentos.
A airfryer ganhou espaço nas cozinhas por conta da facilidade e da praticidade na hora de produzir um alimento, sobretudo em uma época em que não se tem tanto tempo livre para cozinhar. Inclusive, por não precisar de óleo para fritar, ela permite fazer comidas teoricamente saudáveis.
Contudo, surgiram informações na internet de que as refeições produzidas na airfryer podem ser nocivas à saúde, devido às substâncias tóxicas geradas no alimento, como a acrilamida.
Quando o assunto é saúde, o que especialistas dizem sobre a airfryer?
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o físico Francisco Guimar, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), afirma que a circulação de ar mais rápida da airfryer permite que o tempo para se cozinhar um alimento seja reduzido. Isso por conta da transferência de calor na hora do funcionamento.
Ele afirmou que, em relação ao ponto de vista físico, não há nenhuma contraindicação para usar o item. Segundo o especialista, esse aquecimento não causa nenhum impacto na qualidade da alimentação.
A nutricionista Beatriz Tenuta também corroborou o que foi dito pelo físico. De acordo com ela, o fato de usar um equipamento sem produção de óleo é um benefício para a dieta das pessoas.
Isso até ajuda a diminuir o colesterol LDL (considerado nocivo) das pessoas e a evitar casos de obesidade e pressão alta. Além dos problemas cardíacos, que se tornam menos frequentes.
Quais os riscos da acrilamida para as pessoas?
Conforme testes feitos em animais, essa toxina é cancerígena. No entanto, os especialistas atestam que a produção dela na airfryer não é o suficiente para afetar a saúde humana.
Uma das formas de minimizar a presença dessa substância é evitar fritar um determinado alimento até ficar escuro. Quanto mais cozido ficar, maior será a liberação da acrilamida.
A airfryer é uma aliada na cozinha e permite a produção de pratos saudáveis e saborosos, em pouco tempo. Portanto, é permitido utilizá-la no dia a dia sem problemas.
Comentários estão fechados.