ALADI
A ALADI é uma organização intergovernamental que tem como principal objetivo integrar os países da América Latina.
O Tratado de Montevidéu assinado em agosto de 1980, é o responsável por regular a ALADI, estabelecendo princípios gerais como o pluralismo político e econômico, criação de um mercado latino-americano, flexibilidade, além de promover o desenvolvimento das áreas desfavorecidas do continente americano.
Origem da ALADI
Em 1960 diversos países latino-americanos se reuniram em Montevidéu, Uruguai. O intuito do encontro era desenvolver uma zona de livre comércio, por isso criaram a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), dela se origina a ALADI.
O objetivo da ALALC era promover uma integração regional, tal como a Comunidade Econômica Europeia e o BENELUX. Além disso, buscavam a proteção do mercado latino-americano contra a influência dos Estados Unidos e da Europa, seus principais compradores.
A ALADI surgiu como uma atualização da ALALC, vinte anos depois, em 1980, por meio do Tratado de Montevidéu. Nesse momento, diversos países latino-americanos estavam vivendo sob regimes ditatoriais, como a Argentina, Brasil e Chile. Entretanto, tal realidade não impediu o processo de integração entre os países.
Estrutura e organização
A estrutura e organização da ALADI são constituídas pelos:
- Conselho de Ministros das Relações Exteriores
- Conferência de Avaliação e Convergência
- Comitê de Representantes
Coordenada pela Secretaria-Geral, a sede da ALADI se situa em Montevidéu, Uruguai. Os ministros que compõem o Conselho de Ministros das Relações Exteriores se encontram regularmente para avaliar a relação entre os países-membros e planejar políticas que intensifiquem a integração econômica das nações latino-americanas.
Objetivos
Os principais objetivos da ALADI são:
- Preferência tarifária regional, aplicada a produtos originários dos países-membros frente às tarifas em vigor para terceiros países;
- Incentivo ao intercâmbio entre as empresas latino-americanas;
- Acordos de alcance parcial, com a participação de dois ou mais países da área;
- Acordos de alcance regional (comuns a todos os países-membros).
A ALADI disponibiliza um curso sobre o financiamento da organização e sobre o comércio latino-americano pelo Centro Virtual de Capacitação. Qualquer pessoa interessada tem acesso a ele.
Características
O conjunto da ALADI representa uma superfície de 20 milhões de km² e mais de 510 milhões de habitantes, correspondendo a 91% da população do continente americano.
Dificuldades para a integração
As dificuldades para a integração dos países latino-americanos partem da falta de vontade política e verbas. As nações das América Latina ainda dependem muito dos Estados Unidos, Europa e agora do mercado asiático.
Dessa maneira, elas são vistas como parceiras menores para alcançar seus objetivos comerciais. A falta de verbas para o financiamento de obras de infraestrutura para o desenvolvimento da região resulta no encarecimento dos transportes dos produtos. Pode ser visto como mais atrativo exportar produtos para a Europa do que para um país localizado no seu próprio continente.
Países-membros da ALADI
Os países-membros da ALADI são:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Cuba
- Equador
- México
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.