O que é albumina? A albumina é um tipo de proteína globulina, ou seja, pode ser encontrada no sangue humano. Ela é sintetizada no fígado, mas também pode ser absorvida através da alimentação.
Essa é uma proteína de fácil absorção já que é solúvel em água e possui muitos aminoácidos essenciais como: triptofano, leucina e fenilalanina.
A clara de ovo é um dos alimentos mais ricos em albumina que conhecemos. Dependendo do local onde é encontrada, pode ter diferentes denominações: seroalbumina, ovoalbumina, lactoalbumina.
As seroalbuminas são encontradas no plasma sanguíneo, as ovoalbuminas estão na clara do ovo e as lactoalbuminas podem ser encontradas no leite.
Para que serve a albumina?
A albumina é uma grande aliada para a regulação da pressão osmótica entre os tecidos e sangue. Ela também é a responsável por transportar hormônios da tireoide e nutrientes como cálcio e bilirrubina na corrente sanguínea.
Além disso, o uso da albumina também pode ser indicado no tratamento de queimaduras, hemorragias ou cicatrização de tecidos após cirurgias.
Quais são os benefícios da albumina?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a albumina é uma ótima fonte de potássio e ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5, além de ser rica em sódio e riboflavinas como a vitamina B2.
O potássio é extremamente importante para o funcionamento dos tecidos musculares, incluindo o bom funcionamento cardíaco.
A vitamina B5 é uma precursora de coenzima A, fundamental para a metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas complexas.
Albumina e ganho de massa muscular
A albumina se tornou uma proteína bastante conhecida após o crescimento do mercado fitness. Isso porque, além de todos os benefícios em transportes sanguíneos e regulação osmótica, ela também promove recuperação da massa muscular.
Essa recuperação promove o aumento gradual da massa muscular, o que é almejado por atletas e praticantes de musculação.
Além de promover a recuperação muscular, a albumina também é uma boa fonte de alimentação por promover saciedade, ter baixo teor calórico e potencial de absorção.
Por ser uma proteína fácil de ser encontrada e consumida, ela é bastante utilizada, seja numa alimentação rica em clara de ovos ou até mesmo na forma de suplementos em pó.
Vale ressaltar que a suplementação de nutrientes deve ser feita sob a orientação de um nutricionista para não causar problemas em seu organismo.
Veja também:
- Vitaminas – Função, tipos, tabela e curiosidades
- Bioquímica da vida – Composição dos alimentos
- Célula animal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.