Alerta! Xilitol pode causar AVC, dizem pesquisadores
Produto feito à base de fibras naturais é muito utilizado para substituir o açúcar. No entanto, também apresenta riscos.
O xilitol, açúcar que vem de fibras vegetais, ganhou popularidade nos últimos tempos. Isso tudo por ser considerado uma alternativa ao açúcar tradicional, que sempre preocupa as pessoas por conta dos efeitos no corpo.
Entretanto, o xilitol, à medida que se destaca, também é alvo de questionamentos. O produto já está em xeque devido ao aumento de risco de acidente vascular cerebral (AVC).
Recentemente, a revista científica European Heart Journal publicou um artigo mostrando que o aumento do uso do produto está relacionado também aos casos da doença.
Hoje, muita gente usa esse alternativo por conta do sabor parecido com o do açúcar, mas também por não ter os mesmos ingredientes do tradicional.
Estudo revela riscos do xilitol
Pesquisadores veem risco de AVC em produtos antes considerado saudável – Fotos: Pixabay/Reprodução
A Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, fez uma longa pesquisa de três anos, na qual acompanhou 3 mil pessoas.
Na oportunidade, foram colhidas amostras de plasmas (um produto do sangue) de todos os voluntários.
Aqueles com maior quantidade de xilitol no sangue tinham mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares.
Isso valeu para um terço de todos os pacientes que foram devidamente acompanhados pela pesquisa.
Antes, os cientistas fizeram experimentos em animais, que também tiveram um aumento de coagulação das plaquetas no sangue.
Assim, foi constatado que o produto eleva ainda o risco de trombose, um dos eventos que também são facilitadores para um AVC no futuro.
No ano passado, os cientistas fizeram a mesma pesquisa com o eritritol, outro adoçante artificial.
Na ocasião, o resultado da pesquisa foi o mesmo, ou seja, existe uma evidência científica de que adoçantes artificiais realmente podem causar AVC.
Outros estudos serão feitos
A pesquisa ainda não é conclusiva e outras deverão ser feitas. Para alguns especialistas, é necessário observar a dose e também o efeito real do xilitol no organismo humano.
Os próprios pesquisadores de Cleveland disseram que é necessário fazer outros estudos e trabalhos. E que o fato de, por exemplo, ter xilitol em uma pasta de dente, não significa que devemos deixar de usar o produto.
Os especialistas sempre recomendam consumir alimentos in natura, ou seja, sem açúcares e sem adoçantes artificiais, pois ambos possibilitam problemas, e não apenas o xilitol.
Inclusive, alguns desses produtos são até mesmo considerados cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comentários estão fechados.