Turbine seu cérebro: 11 alimentos bons para a inteligência

Uma boa alimentação é essencial para o bom funcionamento do corpo e também do cérebro. Assim, é possível consumir alguns alimentos que beneficiem o cérebro e a inteligência. Conheça alguns deles.


Uma alimentação adequada é essencial para uma boa qualidade de vida. Isso porque o corpo humano necessita de quantidades adequadas de nutrientes para seu bom funcionamento.

Alguns alimentos podem proporcionar uma melhora em alguma função executada pelo corpo quando são ingeridos. Portanto, a afirmação de que existem alimento bons para a inteligência é verdadeira, pois essa fonte alimentar pode melhorar as funções desempenhadas pelo cérebro e, assim, proporcionar uma mente mais ativa.

Estudos afirmam que alguns alimentos podem favorecer a melhor atividade do cérebro. Sobretudo para quem leva uma alimentação saudável e diversificada, com elementos naturais e muitos em nutrientes.

Veja quais são os melhores alimentos para o cérebro e para a inteligência.

Alimentos bons para a inteligência

Os alimentos têm propriedades e nutrientes diferentes. Assim, cada um deles pode ser mais positivos a uma determinada função do cérebro.

Por exemplo, alguns são melhores para memória, outros para a o raciocínio, ou cognição. Confira alguns dos alimentos bons para cada uma das atividades.

1 Tomate

Tomate

O tomate é um alimento rico em licopeno, substância antioxidante que dá a cor avermelhada na fruta. A ingestão desse alimento ajuda a prevenir os danos causados por radicais livres e melhora o processo cognitivo.

Os antioxidantes são fundamentais para a preservação da saúde do cérebro. Por isso, alimentos ricos em vitamina C são sempre bem vindos.

2  Frutas amarelas

 Frutas amarelas

Frutas como caqui, damasco e pêssego são ricos em vitamina C e carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce e auxiliam a capacidade de renovação das células cerebrais.

3 Banana

Banana

As bananas possuem a capacidade de estimular a produção de serotonina e vitamina B6, substâncias que auxiliam a melhorar o humor e condução dos impulsos.

4 Oleoginosas

Oleoginosas

As nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, substâncias essas que ajudam a diminuir o estresse e melhorar a memória. Além disso, previnem o envelhecimento celular.

5 Espinafre

Espinafre

O espinafre é excelente para estimular a memória e a concentração. Além disso, aumenta a irrigação de sangue no cérebro.

6 Chocolate Amargo

Chocolate Amargo

O chocolate amargo, sem excessos de açúcar, é outro alimento capaz de melhorar o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro. Somado a isso, também é excelente para a memória e concentração

7 Chá verde

Chá verde

O chá verde possui quantidade de dopamina e, assim, apresenta melhora nos níveis de concentração de quem a consome. O chá apresenta quantidade de cafeína na sua composição. Por isso, deve ser tomado sem excessos para não prejudicar o sono.

8 Frutas vermelhas

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa e amora possuem antioxidantes e fisetina, que retardam o envelhecimento das células e ajudam no amadurecimento das células nervosas. Assim, essas frutas são excelentes para o estimulo do raciocínio.

9 Abacate

Abacate

O abacate é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas que fazem bem ao sistema cardiovascular. Assim, com a melhora do sistema cardiovascular, a circulação sanguínea é beneficiada e, consequentemente, o cérebro é bem irrigado.

10 Granola

Granola

A granola é um cereal rico em carboidratos de baixo índice glicêmico e rico em selênio, mineral que auxilia a capacidade de raciocínio.

11 Folhas verdes

Folhas verdes

As folhas verdes em geral, são ricas em vitamina K, antioxidantes e luteína, proporcionando grande melhora na capacidade cognitiva, protegendo os neurônios e retardando o envelhecimento.

Outras formar de beneficiar o cérebro

Além de tudo isso, em conjunto com a alimentação, é preciso ter um rotina de exercícios físicos e atividades que estimulem o bom funcionamento do cérebro, como exercícios para trabalhar o raciocínio.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More