Saiba quais são os alimentos que melhoram a asma
A asma é uma doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Veja maneiras de tratá-la com a alimentação.
De acordo com pesquisas epidemiológicas realizadas no país, a asma é uma doença que afeta cerca de 10% da população brasileira. Desse total, cerca de 5% da população é acometida pela forma mais grave da doença.
Algumas causas para a asma estão relacionadas a alergias ou não, e o seu tratamento varia de acordo com a situação de cada paciente. Observar também a alimentação é importante para manter o controle da doença. Continue lendo e veja alguns alimentos importantes que auxiliam no controle da asma.
Veja mais em: Asma : O que é, tem cura?
A asma no Brasil
A asma está presente na vida de cerca de 20 milhões de brasileiros. A sua principal causa é um processo inflamatório que leva à obstrução brônquica, que consequentemente provoca sintomas como falta de ar, dor no peito, tosse e pressão torácica.
O tratamento se dá a partir de corticoides inalados e broncodilatadores. Contudo, isso varia para cada caso, já que pessoas que apresentam as formas mais graves da doença precisam de tratamentos mais fortes.
Assim, algumas pesquisas já apontam para a utilização de imunobiológicos em quadros graves da doença. Isso porque, quando usados em pacientes mais graves, esses medicamentos apresentaram uma diminuição considerável dos quadros de internação.
Além disso, a alimentação precisa ser levada em conta nesses momentos, pois ela faz parte do desenvolvimento corporal e pode auxiliar no controle dos quadros. Veja alguns alimentos importantes para o tratamento da asma.
Alimentos para o controle da asma
- Canela
Indica-se a canela no controle da asma por causa do seu poder anti-inflamatório e antioxidante. Recomenda-se então, utilizá-la no preparo de chás ou junto com outros tipos de frutas, como limão, maracujá e acerola.
- Alimentos ricos em vitamina C
Frutas como acerola, laranjas e abacaxis possuem alto teor de vitamina C, que é a principal responsável pela ação antioxidante e auxilia no sistema imunológico do paciente. Nos momentos de crise, a vitamina C pode auxiliar no controle da histamina.
- Hortelã
Por fim, o suco e o chá de hortelã são bons para reduzir alguns dos sintomas por decorrência da asma. Além disso, ele age nas vias respiratórias com sua ação expectorante.
Comentários estão fechados.