Aminoácidos
Os aminoácidos são os principais componentes das proteínas, vamos conhecê-los melhor? Continue lendo!
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por um grupo amina (NH2) e um grupo carboxila (COOH) que formam as unidades básicas para a síntese das proteínas. Eles podem ser representados pela sigla aa em vários livros didáticos.
Por serem as unidades fundamentais das proteínas, os aminoácidos formam os músculos, tendões, cartilagens, participam da formação do tecido conjuntivo, das unhas, cabelos e também estão envolvidos na síntese de muitos hormônios.
Composição e estrutura dos aminoácidos
A seguir, a composição e estrutura dos aminoácidos e logo abaixo uma imagem representativa:
- um carbono (C) central que é chamado de α;
- um átomo de hidrogênio (H);
- um grupo carboxila (COOH);
- um grupo amina (NH2);
- um radical (R) que muda de aminoácido para aminoácido e determina as características de cada um deles.
Classificação dos aminoácidos
O que define os diferentes tipos de aminoácidos existentes são as dezenas de radicais que podem se juntar à estrutura básica.
No entanto, existem apenas 20 α-aminoácidos comuns no código genético dos seres vivos e eles estão divididos em aminoácidos essenciais e não-essenciais.
Aminoácidos essenciais
Os aminoácidos essenciais ocupam 9 dos 20 aminoácidos existentes nos seres vivos. Eles não são produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos através da alimentação rica em proteína como carnes, leite, ovos, leguminosas ou por suplementação artificial. Os aminoácidos essenciais são:
- Valina
- Leucina
- Isoleucina
- Metionina
- Fenilalanina
- Triptofano
- Treonina
- Lisina
- Histidina
Aminoácidos naturais ou não-essenciais
Os aminoácidos não-essenciais também são chamados de aminoácidos naturais porque são produzidos pelo organismo e não necessitam ser adquiridos de uma fonte externa. No total, existem 11 aminoácidos não-essenciais, são eles:
- Glicina
- Alanina
- Prolina
- Serina
- Asparagina
- Glutamina
- Tirosina
- Cisteína
- Arginina
- Ácido aspártico
- Ácido glutâmico
Ligação peptídica
A ligação peptídica é a ligação que une dois ou mais aminoácidos para formar uma molécula. Essa ligação ocorre entre os grupos carboxila, é extremamente forte e libera uma molécula de água.
A molécula aminoácidos formada pode ser chamada de dipeptídeo se tiver apenas dois aminoácidos ou polipeptídeo se for uma macromolécula com mais de três aminoácidos.
As cadeias de polipeptídeos formam as proteínas que podem ter centenas de aminoácidos, a proteína do sangue, a hemoglobina, por exemplo, possui uma sequência polipeptídica composta por 547 aminoácidos.
Tabela de aminoácidos
Veja também:
- Albumina
- Vitaminas – Função, tipos, tabela e curiosidades
- Bioquímica da vida – Composição dos alimentos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.