Hemoglobina

A hemoglobina é a proteína que dá a cor vermelha ao sangue! Vamos conhecê-la?

0

A hemoglobina é uma proteína globular formada por quatro subunidades, encontrada dentro das hemácias presentes no sangue dos vertebrados. Ela é a responsável pela cor vermelha que o sangue apresenta.

Função da hemoglobina

A principal função da hemoglobina é transportar oxigênio (O2) dos pulmões para todo o corpo e levar o dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões, onde será eliminado.

No entanto, a hemoglobina também pode transportar outros gases importantes para o metabolismo celular como o monóxido de carbono.

Além disso, a hemoglobina ainda está envolvida no processo de transformação da glicose em energia. É por isso que uma pessoa com deficiência nessa proteína pode se sentir fraca, com esgotamento físico, tontura e fadiga.

Estrutura e composição

A hemoglobina é formada por um grupo heme, que é composto por um átomo de ferro, e por quatro cadeias globinas que são a parte proteica da cadeia.

O grupo heme é composto pelo átomo de ferro que está localizado no centro do arranjo de cada cadeia globina.

O átomo de ferro é o responsável pela captação de oxigênio, pois esse mineral se liga ao átomo de oxigênio com muita facilidade.

As cadeias globinas podem ser dos tipos alfa, beta, gama ou delta e darão origem a diferentes composições de hemoglobina.

Além de exercer a função estrutural da hemoglobina, as cadeias globinas também fazem com que seja possível que aconteça a reversibilidade da ligação entre o átomo de ferro e o de oxigênio.

Hemoglobina - Estrutura
Hemoglobina – Estrutura

Tipos de hemoglobina

O arranjo de quatro globinas diferentes para formar as hemoglobinas (Hb) fazem com que possamos ter diferentes tipos de hemoglobina no sangue durante a vida. Exemplos:

  • HbA1: composta por duas cadeias alfa e duas cadeias beta, é o tipo de hemoglobina presente em maior concentração no sangue dos adultos.
  • HbA2: composta por duas cadeias alfa e duas cadeias delta, representa apenas de 2 a 3% da hemoglobina total de um adulto.
  • HbF: chamada de hemoglobina fetal, ela é composta por duas cadeias alfa e duas cadeias gama e é o tipo presente em maior concentração no sangue dos recém-nascidos.
  • HbS: chamada de hemoglobina foice, é um tipo de hemoglobina com deficiência de funções e a presença dela causa a anemia falciforme.
  • Hb glicosada ou glicada: é a união de uma hemoglobina e uma glicose do sangue quando a glicose está aumentada, essa combinação pode ser um indicativo de diabetes.

Transporte de gases

Transporte de gás oxigênio (O2)

A hemoglobina entra nos pulmões ligada ao gás carbônico (CO2). No pulmão, a hemoglobina libera o CO2 e se liga ao oxigênio O2, pois a concentração dele é maior que a de CO2.

Uma única molécula de hemoglobina pode carregar até quatro de oxigênio, quando estão ligadas elas são chamadas de oxiemoglobina.

Transporte de gás carbônico (CO2)

O gás carbônico (CO2) pode ser transportado no sangue de três formas diferentes: uma pequena parte está dissolvida no plasma sanguíneo, cerca de 20% está ligado à hemoglobina e a maior parte está dissolvida no plasma em forma de íons bicarbonato.

A hemoglobina é transportada do coração até os outros músculos do corpo carregando o O2. Com a alta taxa de atividade metabólica, a concentração de CO2 é mais alta que a concentração de O2 no músculo.

Por causa dessa diferença de concentração, a hemoglobina libera o O2 e se liga ao CO2 para transportá-lo até os pulmões. Essa ligação é chamada de carbamino-hemoglobina.

Transporte de monóxido de carbono (CO)

A hemoglobina e o monóxido de carbono possuem alta afinidade, maior inclusive que a afinidade com gás oxigênio.

Quando hemoglobina e monóxido de carbono estão ligados eles passam a se chamar carboxiemoglobina. Essa molécula impede que o transporte de oxigênio seja feito para todos os tecidos.

Portanto, a associação de hemoglobina e monóxido de carbono pode ser letal para o indivíduo se tiver em desequilíbrio.

Doenças e hemoglobina

A concentração de hemoglobina no sangue pode ser medida através de um hemograma comum, os conhecidos exames de sangue.

Medir a concentração dessa proteína é importante para conhecer o estado geral de saúde da pessoa, já que alterações na quantidade de hemoglobina indicam alterações na eficiência do transporte de gases também.

Os valores de referência em gramas por decilitro (g/dL) usados para fazer a análise do hemograma são:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 11,5 a 13,5 g/dL
  • Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL
  • Homens: 14 a 18 g/dL
  • Mulheres: 12 a 16 g/dL
  • Grávidas: 11 g/dL

Hemoglobina baixa

A diminuição das taxas de hemoglobinas no sangue pode causar sintomas como fadiga frequente, falta de ar, palidez da pele, tontura e esgotamento.

Alguns fatores que diminuem as taxas de hemoglobina são:

Hemoglobina alta

O aumento das taxas de hemoglobinas no sangue pode caracterizar sintomas como tontura, lábios e extremidades como as pontas dos dedos escurecidas ou azuladas e, em casos mais raros, a pessoa pode ter perda de visão e audição temporariamente.

Os níveis de hemoglobina podem estar aumentados no sangue por vários fatores como:

  • Uso de tabaco
  • Desidratação
  • Problemas pulmonares como o enfisema pulmonar e a fibrose pulmonar
  • Tumor nos rins
  • Policitemia (um tipo de câncer sanguíneo onde a produção dos glóbulos vermelhos é hiper estimulada)
  • Pelo uso desenfreado de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina.

Curiosidades

Quando praticamos atividades físicas intensas, os músculos produzem muitos íons de hidrogênio e ácido lático, deixando o pH mais baixo que o normal e tornando o ambiente ácido.

Esse ambiente ácido causa as dores musculares que sentimos após a realização de exercícios que não fazem parte da nossa rotina.

O pH baixo diminui a atração do O2 com a hemoglobina e isso faz com que seja liberado mais oxigênio que o normal, aumentando a oxigenação do músculo.

Por isso, é importante o tempo de repouso após atividades físicas, assim o pH retorna ao nível ideal e a oxigenação do músculo também.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.