Bandeira da China

Saiba mais sobre a bandeira da China, país mais populoso do mundo.

Uma bandeira é um símbolo visual representativo de um grupo, seja nação, estado, município, coroa, clã, entre outros. A origem das bandeiras remonta à Idade Média, quando os exércitos aliados usavam um pano hasteado com as cores de cada grupo, assim, evitando ataques de amigos por engano.

Uma bandeira pode ser apenas a representação das cores da nação ou pode carregar mais significados. Um exemplo disso é a bandeira da China. A China é um país da Ásia Oriental com uma população de 1,393 bilhão, segundo o Banco Mundial, sendo o país mais populoso do mundo.

Além do tamanho da população, a economia chinesa também é uma das mais expressivas, com um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 13,61 bilhões de dólares em 2018, ainda de acordo com o Banco Mundial. Para saber mais, continue a leitura.

Criação da bandeira da China

A bandeira da China atual foi criada em 1949 com a fundação da República Popular da China. Para a decisão de qual seria a representação visual do país, o Comitê Preparatório da Nova Conferência Consultiva Política de 1949 publicou nos jornais a convocatória com a seguinte lista de requerimentos:

  • Características do povo chinês (geografia, história, cultura, etc.);
  • Características de poder (governo democrático popular, liderado pela classe trabalhadora e baseado na aliança trabalhador-camponês);
  • Deveria ser retangular e a relação comprimento-largura deveria ser de 3:2;
  • O vermelho brilhante deveria predominar na peça.

O modelo ganhador foi o do economista Zeng Liansong.

Significado da bandeira da China

Bandeira da China 2
Bandeira da China

O designer da bandeira, Zeng Liansong, se inspirou no provérbio chinês espero pelas estrelas desejando a lua para incluir as estrelas na bandeira. Segundo o mesmo, a estrela maior era o Partido Comunista que guiava o povo. Já as quatro estrelas simbolizam as classes populacionais chinesas, definidas em discurso do Mao Zedong: a classe trabalhadora, o campesinato, a pequena burguesia urbana e a burguesia nacional.

O vermelho vivo está presente nas tradições chinesas, uma vez que representa o fogo, que lembra prosperidade e felicidade. O amarelo, por sua vez, reflete a nobreza e era reservado aos imperadores na Era das Dinastias. Versões antigas da bandeira chinesa carregavam a cor como símbolo de poder, porém, no estandarte atual, o amarelo também é associado à terra amarela, forma pela qual a China é reconhecida.

A junção das cores e estrelas de diferentes tamanhos simboliza a revolução da população sob a liderança do Partido Comunista. Dessa forma, a elipse formada pelas estrelas é representativa do formato do país.

Bandeira da China para colorir

Após descobrir toda a simbologia, aproveite a bandeira da China para colorir.

Clique aqui para baixar a bandeira da China em PDF

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.