8 Curiosidades sobre a China

Confira algumas curiosidades sobre a China que selecionamos para você!

0

A China, chamada oficialmente de República Popular da China, é uma das maiores potências do mundo, além de ser um dos países mais antigos. Atualmente, é a segunda maior economia mundial.

A China é um país socialista que possui o maior número de pessoas do planeta. Sua cultura é permeada por particularidades e tradições. Além disso, o território chinês é o terceiro maior do mundo.

É membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), integra a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Cooperação econômica Ásia-Pacífico e os BRICS.

Hoje em dia, a China é uma das nações mais industrializadas do mundo. Sendo assim, selecionamos algumas curiosidades sobre a China para que você se informe um pouco mais sobre país tão importante. Vamos lá?

Curiosidades sobre a China

1. Controle de natalidade

Visando controlar os índices de natalidade, isto é, a quantidade de nascimentos no país, durante a década de 1970, o governo chinês decidiu impor que os casais tivessem somente um filho, com o intuito de diminuir os níveis de pobreza.

Tal medida resultou numa geração de cerca de 90 milhões de chineses sem irmãos. Atualmente, o controle de natalidade enfrentou um relaxamento.

O Partido Comunista da China comunicou em 2015, o fim da política do filho único, permitindo que cada casal tivesse até 2 filhos.

2. População

Estima-se que nascem 119 meninos para 100 meninas. Esse fato indica que em 2020, entre 30 e 40 milhões de homens estiveram solteiros em razão da diferença populacional do sexo masculino e do sexo feminino.

Esse fator resulta da política do filho único e ao assassinato de meninas ainda bebês, em geral, por meio do afogamento ou da exposição ao tempo.

O infanticídio feminino foi uma prática bastante comum na China, tendo pelo menos 2 mil anos. Atualmente, o assassinato de bebês meninas ainda ocorre, no entanto, em menor proporção do que antigamente.

O objetivo de tal prática é controlar a quantidade de pessoas no país, além do preconceito entre os sexos.

3. Religião

A China reúne a maior população budista do mundo, com 244 milhões de chineses ou mais de 18% da população total do planeta.

4. Trabalho

A relação dos chineses com o trabalho é bastante intensa. Aproximadamente 45% das mulheres afirmam que preferem investir na sua carreira profissional do que em um casamento.

Além disso, estimativas apontam que milhares de chineses morrem todos os anos em razão dos problemas ocasionados por trabalho em excesso.

5. Redes sociais

O Twitter e o Facebook foram banidos da China em 2009. No entanto, tal medida não surtiu efeito já que mais de 95 milhões de chineses são usuários desta rede social.

6. Moradia

Milhares de chineses moram em cavernas. As casas nas cavernas são passadas de geração a geração.

Mesmo as pessoas que se mudam para as cidades maiores, onde as moradias são mais convencionais, há quem mantenha sua casa na caverna desejando voltar quando envelhecer.

Existem vilarejos que são formados apenas por esse tipo de moradia. Contudo, é importante salientar que muitas delas possuem algumas comodidades, como eletricidade.

7. Educação

A maioria dos estudantes universitários da China são do sexo feminino. Em relação à educação básica, ela apresenta os maiores índices do mundo.

8. Animais

Os pandas são originários da China. Sendo assim, todos os pandas que existem no mundo são emprestados deste país.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.