Jovem Guarda

A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro marcado por uma nova experimentação musical.

A Jovem Guarda é vista como um movimento cultural da década de 1960 que modificou o comportamento da juventude da época.

Iniciou-se por meio de um programa musical televisivo que foi ao ar na TV Record de São Paulo de 1965 a 1968, apresentado pelos cantores Wanderléia, Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

O nome do programa batizou o movimento musical e estético que introduziu o rock and roll no Brasil. Bandas como Rolling Stones, Beatles e o cantor Elvis Presley inspiraram o estilo musical.

O movimento se tornou um dos mais populares do Brasil mesmo sendo alvo de críticos musicais que o consideravam alienantes com rimas e melodias pobres.

Muitos dos seus integrantes continuam se dedicando à atividade musical.

Contexto histórico da Jovem Guarda

O cenário cultural brasileiro começou a viver momentos de efervescência a partir da década de 1950.

A popularização dos meios de comunicação e o contato com expressões artísticas de outros países fizeram com que a juventude brasileira vivenciasse novas formas de manifestações culturais que os transformavam em sujeitos ativos na constituição de sua cultura.

O rock começou a cair no gosto de parte da juventude que se identificava com as músicas dos Beatles, Rolling Stones e Elvis Presley.

A frase, o futuro pertence a Jovem Guarda porque a velha está ameaçada, salienta uma nova experimentação musical que motivou vários jovens a reproduzir o rock em cenários urbanos do país.

A partir de então, novos artistas musicais começaram influenciados pelos sons das guitarras elétricas e das baterias.

Nesse período, a televisão se torna um importante espaço de divulgação de cantores como Erasmo Carlos, Wanderléia, Roberto Carlos, Jerry Adriani, Ronnie Von, Sérgio Reis, entre outros.

Esses novos artistas criam o movimento da Jovem Guarda, nome retirado do programa da TV Record, criado em 1965.

A transmissão televisiva favorecia a reprodução de uma apresentação com visuais modernos e performances movimentadas dos artistas que se apresentavam.

Um dos motivos que possibilitou o sucesso dos novos grupos e cantores na TV foi o fato de a transmissão das partidas de futebol terem sido proibidas. Então, o espaço que antes era direcionado ao futebol, passou a ser ocupado pela música.

As letras eram carregadas de paixões adolescentes e situações cotidianas com um clima descontraído que povoava o imaginário dos fãs.

Mesmo tendo alcançado a fama, a Jovem Guarda foi questionada pelos críticos que afirmavam que o movimento não tinha compromisso com os problemas políticos e sociais que o país enfrentava.

As pessoas que a criticavam, estavam concentradas em utilizar a arte como um instrumento de resistência frente ao regime militar.

Por isso, muitas vezes os artistas desse movimento eram desvalorizados pelo tom alienador de suas letras, visto como uma forma de escapar da complicada situação vivida pelo país.

Programa Jovem Guarda

O programa Jovem Guarda estreado em agosto de 1965 na TV Record, teve a sua frente três cantores em ascensão naquele período, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.

O programa acontecia no teatro da Record e era transmitido ao vivo. Ao longo do programa o trio cantava e recebia convidados.

Rapidamente tornou-se o líder de audiência e angariou milhares de fãs que lotavam o teatro. O ritmo dançante, a postura rebelde e as letras simples conquistaram o público adolescente e provocou o sucesso do programa.

Cantores da Jovem Guarda

Vários cantores se destacaram na Jovem Guarda. Vejamos alguns deles:

  • Roberto Carlos
  • Erasmo Carlos
  • Wanderléia
  • Jerry Adriani
  • Ronnie Von
  • Golden Boys
  • Celly Campello
  • Renato e seus Blues Caps
  • Rosemary

Músicas da Jovem Guarda

Diversas músicas foram compostas na Jovem Guarda. Algumas delas foram:

  • Meu Bem – Ronnie Von
  • Estúpido Cupido – Celly Campelo
  • Quero que tudo vá para o inferno – Roberto Carlos
  • Festa de Arromba – Erasmo Carlos e Roberto Carlos
  • Devolva-me – Lilian Knapp e Renato Barros
  • Eu te amo mesmo assim – Martinha

Veja mais:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.