Quarentena: Conheça aplicativos e atividades que ajudam manter a mente afiada

Escola Educação lista algumas atividades que auxiliam no treinamento do raciocínio lógico e na solução de problemas pessoais e profissionais.

Durante este período de quarentena – e incertezas – é comum ficar ansioso, agitado, planejar mil coisas e não conseguir cumprir nenhuma. Esse tipo de situação compromete a saúde mental de quem não exercita o cérebro com atividades focadas.

Especialistas em saúde unânimes em ressaltar o quanto uma vida saudável colabora para um alto raciocínio. Ao encontro dessa realidade, o Escola Educação lista algumas atividades que auxiliam no treinamento do raciocínio lógico.

Essas dicas irão auxiliar você a adquirir mais habilidades para a matemática e para solução de problemas pessoais e profissionais. Confira como treinar o raciocínio lógico!

1. Atividade física

Praticar atividade física regularmente auxiliar no fluxo sanguíneo, irrigando ainda mais o cérebro. As células nervosas de quem se exercita ganham mais potência ao serem estimuladas. E nem precisa ser um treino tão intenso, o ideal é 30 minutos, ao menos três vezes por semana.

2. Alimentação saudável

Uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais – e pobre em gorduras trans – auxilia na prolongação da vida dos neurônios. Especialistas recomendam a ingestão diária de cada um dos alimentos do grupo familiar: carboidratos, proteínas, bons lipídios e outros.

3. Sono regular

A prática de dormir muito tarde e acordar muito cedo faz com que o cérebro funcione como se fosse muito mais velho. Afinal, ele está cansado. Sem contar que esse tipo de situação prejudica as habilidades mentais, como a concentração e o raciocínio.

4. Instrumento musical

A música é uma forma salutar de treinar a mente. Isso porque ela auxilia na capacidade de aprendizagem e aumenta o foco. Sem contar que ouvir ou tocar um instrumento musical pode ser relaxante e auxilia em diversas áreas cognitivas.

5. Jogos

Jogos também são recomendados para deixar a mente afiada. Afinal, por meio deles é possível trabalhar o raciocínio, a estratégia, a calma e também a paciência. Confira abaixo alguns jogos para auxiliar a mente.

  • Sudoku: por meio de um quebra-cabeça de números, o jogo treina a atenção e a perspicácia;
  • Palavras-cruzadas: ajudam a aprimorar o vocabulário e estimulam a mente por meio de sentenças textuais;
  • Xadrez: a estratégia utilizada no jogo ajuda no pensamento lógico e na tomada de decisões;
  • Cartas: jogos de baralhos ajudam a pensar novas estratégias, deixam a mente mais afiada e trabalha relações sociais.

6. Aplicativos

Além dos jogos que auxiliam a treinar a mente, existem aplicativos que auxiliam no pensamento lógico. Confira também abaixo:

  • Fit Brains: seu objetivo é estimular a velocidade de raciocínio e a memória em cerca de 360 sessões de exercícios, o jogo está disponível para Android e iOS;
  • Luminosity: o programa de treinamento cerebral conta com diversos exercícios que estimulam o raciocínio e a tomada de decisões. Também está disponível para Android e iOS;
  • Elevate: o app treina diversas habilidades, como raciocínio lógico e noções de matemática. Ele pode ser baixado por Android ou iOS.

Confira também: Jogo Minecraft é usado em atividades escolares no isolamento social

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.