Quem foi a primeira brasileira a participar de uma Olimpíada?

Com muitas histórias e recordes no esporte, atleta marcou uma geração que se inspira na sua trajetória.
Quem foi a primeira brasileira a participar de uma olimpíada? Maria Emma Hulga Lenk Zigler, mais conhecida como Maria Lenk foi a primeira brasileira e sul-americana a participar das Olimpíadas, em 1932.

A nadadora paulista fez história na natação, competindo com 45 homens. Mesmo não ficando entre os três colocados, ela eternizou seu nome com apenas 17 anos de idade. 

Sua história no esporte começou aos sete anos, quando sofreu uma pneumonia dupla e seus pais a colocaram na natação, acreditando que faria bem à saúde da filha. 

Maria Lenk aos 92 anos.

Como Maria Lenk chegou às Olimpíadas?

A atleta viajou para Los Angeles em um navio cedido à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), e apenas quem vendesse uma determinada quantia de café, que era transportado durante as paradas, poderia desembarcar. 

Ao chegar em Los Angeles, era cobrada uma taxa de U$ 1 para desembarcar, Maria foi exceção e não precisou pagar. 

Trajetória de Maria Lenk

Maria Lenk.

Além de ser a primeira brasileira a participar das Olimpíadas em Los Angeles no ano de 1932, Maria Lenk também foi a primeira a usar o nado borboleta, em 1936, nas Olimpíadas de Berlin. 

Na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1940, Maria bateu recordes mundiais de 200m e de 400m no nado peito. Mas nesse ano, as Olimpíadas foram canceladas devido à Segunda Guerra Mundial. Na década de 40, ela foi para os Estados Unidos e quebrou 12 recordes estadunidenses, além de ter concluído o curso de educação física na Universidade de Illinois.

Aos 27 anos, ela decidiu aposentar sua carreira de atleta, e se tornou a primeira mulher a dirigir uma faculdade de Educação Física na América do Sul.

Em 1988, Maria Lenk foi homenageada pelo Hall Internacional da Fama da Natação, sendo a primeira brasileira a conseguir tal feito. A atleta possui 54 medalhas, sendo 37 douradas.

Em 2007, ela faleceu aos 92 anos, quando passou mal enquanto nadava na piscina do Flamengo.

Veja também:

Jogos OlímpicosnataçãoPersonalidades históricas