15 Esportes mais praticados no Brasil

Os brasileiros adoram praticar esportes, entre os preferidos está o futebol. Você conhece quais são os 15 esportes mais praticados no Brasil? Confira!

0

O Brasil é um país muito extenso e seu território abriga diversas culturas e diferenças, por isso, não há uma majoritária homogeneidade entre as preferências brasileiras.

Entretanto, no caso dos esportes, é inegável que o futebol está no coração de grande parte dos brasileiros. Além do futebol, outros esportes bastante populares entre os brasileiros são vôlei, tênis de mesa, natação e capoeira, entre outras modalidades.

Pensando na variedade de esportes, fizemos uma lista com os 15 esportes mais praticados no Brasil.

Confira e conheça um pouco mais sobre a preferência dos brasileiros quando o assunto é esporte.

Esportes mais praticados no Brasil

1 Futebol

Futebol
Esportes mais praticados no Brasil – Futebol

Não há dúvidas que o futebol é o esporte mais popular entre os brasileiros. Os campeonatos nacionais e regionais atraem diversos fãs do esporte para os muitos estádios espalhados pelo país.

Atualmente existem mais de 700 clubes profissionais registrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O futebol foi criado na Inglaterra, em 1863, e chegou ao Brasil cerca de 30 anos depois. O esporte se popularizou tanto que se tornou parte essencial da cultura brasileira.

2 Vôlei

Vôlei
Esportes mais praticados no Brasil – Vôlei

O vôlei também é bastante popular no Brasil, com competições masculinas e femininas muito fortes no país. Esse é um dos esportes no qual os jogos femininos possuem grande popularidade entre os torcedores.

O esporte foi criado nos Estados Unidos da América no ano de 1895 e chegou ao Brasil em 1910.

3 Tênis de mesa

Tênis de mesa
Esportes mais praticados no Brasil – Tênis de Mesa

O tênis de mesa, ou pingue-pongue, é muito popular entre os jovens brasileiros.

Essa modalidade esportiva valoriza movimentos rápidos, lógica e estratégias. Os jogos são muito emocionantes.

O tênis de mesa também é muito popular por não exigir muito espaço e representar diversão para todas as idades.

4 Natação

Natação
Esportes mais praticados no Brasil – Natação

A natação possui excelentes atletas que representam o país em competições internacionais, como César Cielo e Thiago Pereira, recordistas em competições.

O esporte surgiu na Grécia, no século XVII, e a primeira competição realizada no Brasil só veio a acontecer em 1898.

5 Futsal

Futsal
Esportes mais praticados no Brasil – Futsal

O futsal, ou futebol de salão, é um esporte bastante parecido com o tradicional futebol, mas é realizado em quadras e com apenas 5 jogadores em cada time.

O esporte se originou no Uruguai e se tornou extremamente popular no Brasil, praticado principalmente no período colegial.

6 Capoeira

Capoeira
Esportes mais praticados no Brasil – Capoeira

A capoeira é um esporte brasileiro criado no século XVII por negros escravizados como forma de resistência à dominação dos brancos.

O esporte é considerado uma arte marcial com interação musical bastante característica da luta.

7 Skate

Skate
Esportes mais praticados no Brasil – Skate

O skate surgiu como uma adaptação do surfe pelos americanos que, na falta de ondas, colocavam rodinhas nas pranchas. A partir disso, esse estilo se tornou muito popular em todo o mundo, especialmente onde não tem mar.

O Brasil se tornou um dos países com maior número de praticantes profissionais e amadores. Alguns dos grandes skatistas do país são: Sérgio Negão, Bob Burnquist e Mineirinho.

O Bob Burnquist é considerado o pai da Megarrampa e um dos maiores skatistas de todo o mundo.

8 Surfe

Surfe
Esportes mais praticados no Brasil – Surfe

O Brasil possui muitas prais com belas ondas. Por isso, o surfe é muito praticado e apreciado pelos brasileiros.

Atualmente, o esporte está se popularizando cada vez mais no Brasil, a partir de grandes representatividades de campeões mundiais brasileiros.

Os mais recentes campeões brasileiros do Circuito Mundial Masculino de surfe foram: Gabriel Medina, em 2014 e 2018, Adriano de Souza, em 2015, e Ítalo Ferreira, em 2019.

9 Judô

Judô
Esportes mais praticados no Brasil – Judô

O judô é a segunda arte marcial mais popular no Brasil. É um dos esportes mais recomendados para as crianças nas escolas.

Nesse esporte, valores e códigos morais são muito importantes e têm como objetivo, além da luta, fortalecer o corpo e a mente.

Alguns dos judocas mais importantes para o esporte no Brasil são: Aurélio Miguel, Sarah Menezes, Rogério Sampaio e Rafaela Silva, todos campeões olímpicos.

10 Atletismo

Atletismo
Esportes mais praticados no Brasil – Atletismo

A primeira competição de atletismo foi realizada na Grécia, em 776 a.C. A modalidade é aplicada em competições profissionais em diferentes provas, como revezamento, salto, corrida e marcha atlética.

O atletismo se tornou uma competição tradicional no Brasil e criou atletas renomados para o esporte brasileiro, como Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro bicampeão olímpico do país.

11 Tênis

Tênis
Esportes mais praticados no Brasil – Tênis

O tênis foi praticado pela primeira vez no Brasil no ano de 1889 e, com o passar do tempo, o esporte foi se popularizou cada vez mais.

O principal atleta brasileiro do esporte é o famoso Guga, tenista que ganhou três vezes o torneio de Roland Garros, e Maria Esther Bueno, vencedora de 19 Grand Slams.

12 Handebol

Handebol
Esportes mais praticados no Brasil – Handebol

O handebol foi criado na Grécia e chegou no Brasil apenas no ano de 1931. Esse esporte é uma das atividades mais praticadas nas escolas brasileiras, ficando atrás somente do futsal.

Além disso, é bastante praticado tanto entre meninos como entre meninas, com excelentes times nas duas categorias.

13 Basquetebol

Basquetebol
Esportes mais praticados no Brasil – Basquetebol

O basquete surgiu no Estados Unidos, no ano de 1891. No Brasil, a primeira competição de basquete foi realizada no ano de 1896.

Os times brasileiros já foram referências mundiais no esporte, somando três títulos mundiais, dois masculinos e um feminino.

Atualmente, os Estados Unidos apresentam a maior liga de basquete do mundo, a National Basketball Association (NBA), com os atletas mais prestigiados. Muitos brasileiros acompanham a liga americana, consolidando muitos fãs no Brasil.

14 Boxe

Boxe
Esportes mais praticados no Brasil – Boxe

Além do judô, outras artes marciais bastante praticadas no Brasil são o jiu-jitsu, taekwondo, karatê, muay thai, MMA e o boxe.

As artes marciais proporcionam maior desenvolvimento físico e mental, apresentando uma filosofia de vida para os praticantes. Exemplo disso é a prática em comunidades, para dar oportunidade a jovens que desejam seguir carreira no esporte.

O país possui renomados esportistas em diversas modalidades, Eder Jofre e Acelino “Popó” Freitas foram campeões mundiais do boxe.

O lutador Robson Conceição foi o primeiro a ganhar um ouro olímpico do boxe brasileiro.

15 Automobilismo

Automobilismo
Esportes mais praticados no Brasil – Automobilismo

O automobilismo é um esporte muito popular Brasil, com milhares fãs que acompanham os campeonatos de Fórmula 1.

A história do Brasil nas competições é marcada por grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Além da Fórmula 1, também são muito praticados no Brasil a Stock Car Brasil e a Fórmula Truck.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.