Anatel anuncia bloqueio de 5 milhões de TV a cabo atuando com pirataria
Aparelhos piratas de TV a cabo, a TV Box, serão bloqueados pela Anatel. A Agência recebeu diversas denúncias de uso irregular.
Os aparelhos de TV Box, de uso clandestino no Brasil, serão bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A operação considerou que cerca de 5 milhões de aparelhos operam de forma irregular no país. O aparelho concede livre acesso aos canais de TV, sem cobrança de taxas e sem assinatura, o que é considerado pirataria pela Agência. Os aparelhos apreendidos com irregularidades chegam a R$ 400 milhões.
Esta é uma ação que faz parte do Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos da Anatel em situações que colocam em risco a segurança de dados de outros aparelhos. De acordo com a operação, o impacto anual da pirataria de TV a cabo chega a R$ 15 bilhões.
Anatel bloqueia sinal de TV pirata
Os canais são ofertados de forma gratuita, sem que as emissoras recebam pelo sinal oferecido. Para quem tem a TV Box, a Anatel emite um alerta de perigo para outros dispositivos, pois poderá invadir a segurança de dados de smartphones e computadores que estão por perto.
Estima-se que o número de operações clandestinas chegue a 7 milhões em todo o Brasil. Alguns aparelhos conseguem ser homologados pela Anatel por cumprir com as exigências básicas de segurança da antena. De acordo com informações, a problemática se encontra quando os aparelhos que não são homologados estão em ação.
Os aparelhos que operam sem a liberação para fazer uso de sinais de forma clandestina e irregular. De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, esta prática evidencia outras irregularidades que garantem a pena de 2 a 4 anos de prisão. Os comerciantes que propagam esse tipo de produto também estão sendo observados durante a ação.
A Anatel informa que está recebendo denúncias de aparelhos piratas para quem deseja cooperar com a ação, informando a irregularidade pelos canais virtuais. Se deseja denunciar, acesse ao site https://www.gov.br/anatel/pt-br/.
Comentários estão fechados.