Apatia em crianças: o que pode significar?

Falta de motivação, desinteresse social e indiferença são sinais de atenção.

A apatia não é uma doença, mas um conjunto de fatores que devem ser muito bem observados. Ela é formada por um conjunto de sinais comportamentais que se originam a partir de alguma condição específica. Essa pode ser um trauma psíquico ou uma doença física, dependendo de cada caso.

Geralmente ela é caracterizada pela falta de motivação, desinteresse social, isolamento e indiferença. Para saber mais sobre apatia em crianças, confira o artigo na íntegra!

Leia mais: Saiba se você tem uma personalidade forte, mas também é sensível.

O que observar em crianças apáticas?

Apesar de “estranho”, para muitos adultos, é comum que pessoas experienciem momentos de apatia. Não há nada de errado nisso, quando este é momentâneo. Ela pode surgir em qualquer idade, porém, neste caso, o recorte analisado será em crianças. No caso daquelas com idade inferior a 5 anos, é possível identificar outros sintomas atrelados à apatia. Esses são: irritação, choro sem motivo aparente, tristeza, assim como dificuldade em demonstrar afeto.

Já para crianças um pouco maiores, até os 12 anos, os sintomas podem ser um pouco mais incisivos, como isolamento, desânimo e tristeza. Também é possível observar falta de interesse em se comunicar com a família, e até mesmo em fazer amizades. É preciso ter ciência de que não há uma regra na manifestação da apatia. Por isso, cada caso é um caso, e os sintomas podem diferir ou ser bem similares. Em vista disso, uma avaliação psicológica se faz essencial.

Apatia difere de características de personalidade

Em casos de pessoas mais tímidas ou inibidas, o indivíduo tem uma resposta ao mundo, mas ela somente ocorre de forma mais contida. Por isso, difere da apatia, que é justamente a criança receber estímulos, porém não responder a nenhum deles.

A apatia também pode ser confundida com recusa, ou seja, as conhecidas “crianças do contra” – aquelas que não querem fazer algo, ou não respondem a estímulos quando estão se opondo. Porém, neste caso, existe a disposição de energia para ser do contra, o que também se qualifica como o contrário do que é apatia.

A apatia pode mascarar uma variedade de problemas. A lição para os pais é: não ignore a apatia prolongada em seu filho. Ela pode significar que algo sério está acontecendo e que merece sua atenção.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.