Apendicite aguda

A apendicite aguda é uma inflamação grave de um apêndice do intestino grosso. Continue lendo para conhecer melhor essa doença.

0

A apendicite aguda é uma inflamação que causa dor abdominal muito forte e necessita de cirurgia imediata para retirada do apêndice ou pode levar o paciente à morte.

O apêndice é uma extensão do intestino grosso que armazena bactérias para auxiliar no processo de digestão dos alimentos.

A inflamação do apêndice pode ser causada pela entrada de resquícios de fezes dentro dele ou por uma infecção gastrointestinal que permite a entrada de bactérias invasoras.

A dor abdominal causada pela apendicite aguda ocorre do lado direito do abdômen, mais ou menos na altura do umbigo e costuma ser muito severa.

Apendicite aguda - Apêndice normal em (a) e apêndice inflamado em (b).
Apendicite aguda – Apêndice normal em (a) e apêndice inflamado em (b).Infl

Sintomas da apendicite aguda

O principal sintoma é a dor muito severa do lado direito inferior do abdômen, ela começa com pontadas e depois se torna constante, aumentando também a dor.

Além disso, a apendicite aguda pode apresentar outros sintomas, como:

  • Abdômen rígido e inchado
  • Febre
  • Falta de apetite
  • Apatia
  • Náuseas e vômitos
  • Calafrios
  • Constipação

Tratamento da apendicite aguda

Na maioria das vezes o paciente só descobre a apendicite aguda quando ocorre a dor intensa no abdômen e precisa ir ao hospital.

Por isso, quase sempre o tratamento para a apendicite aguda é cirúrgico de emergência.

Isso ocorre porque a inflamação faz com que haja acúmulo de pus dentro do apêndice e ele pode estourar dentro da cavidade abdominal do paciente.

Esse processo recebe o nome de apendicite supurada e pode causar septicemia, levando o paciente ao óbito. Além de remover o apêndice, o paciente também deve tomar antibióticos para tratar a infecção em seu corpo.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.