Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
Saiba sobre o aplicativo que infoma se uma pessoa cruzou o caminho com alguém que esteja com coronavírus. A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida por pesquisadores do MIT e de Harvard.
O aplicativo Private Kit: Safe Paths, desenvolvido nos Estados Unidos, rastreia os lugares por onde uma pessoa esteve e pode informar se ela cruzou o caminho com alguém infectado com o novo coronavírus. A ferramenta é gratuita e open source, mas ainda não está disponível no Brasil.
Para poder utilizar o aplicativo, é necessário compartilhar dados pessoais e de localização. Dessa forma, o aplicativo funciona como uma rede de informações de localização criptografada, de modo que a privacidade dos usuários seja mantida.
Os dados não são checados por uma instituição governamental. Mesmo assim, uma pessoa diagnosticada com o vírus pode informar seus dados de localização aos oficiais de saúde, se desejar.
O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard e por engenheiros de software de empresas como Facebook e Uber.
De acordo com Ramesh Raskar, líder da equipe que desenvolveu o Private Kit: Safe Paths, o ideal seria uma abordagem de rastreamente mais refinada. Assim, poderiam ser indicados locais específicos a serem fechados e desinfetados, uma alternativa que, na visão dele, é melhor que as paralisações gerais.
Raskar também alerta que o aplicativo não traz dados completos, o que pode gerar uma falsa sensação de segurança. Como ele aponta, o aplicativo pode fazer com que os usuários acreditem que estão em lugares seguros quando não estão, já que o aplicativo indica onde a pessoa infectada com o vírus esteve, não para onde está indo.
Veja também:
- Ritmo de contágio do coronavírus no Brasil está igual ao da Itália e crescendo
- Cursos gratuitos – Udemy libera aulas gratuitas para quarentena do novo coronavírus
- Coronavírus – Indivíduos infectados que não apresentam sintomas aceleram a disseminação da doença
- Estudo conclui que novo coronavírus não foi criado em laboratório
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.