Artérias

As artérias são um conjunto de vasos sanguíneos. Esse agrupamento é responsável, juntamente com as veias, pelo transporte de sangue pelo corpo humano.

As artérias consistem em um conjunto de vasos sanguíneos. Estes têm como função o transporte de sangue arterial para o coração e outros órgãos. Dessa forma, é fornecido nutrientes e oxigênio para todas as células.

As paredes arteriais são mais resistentes do que as veias. Com isso, é possível auxiliar no controle da pressão sanguínea. Assim, as veias são responsáveis por evitar o retorno do sangue.

Esse agrupamento pode ser dividido em dois grandes grupos, sendo o sistema de tronco pulmonar e sistema da artéria aorta. Além disso, três camadas compões as artérias: túnica íntima (interna), túnica média (média) e túnica adventícia (externa).

Veias e artérias

As veias e as artérias são vasos sanguíneos. As veias têm como principal função levar o sangue do corpo para o coração. Dessa forma, esse sangue é bombeado novamente para o corpo. Além disso, as veias se fortalecem conforme a proximidade ao  coração.

Artérias

As artérias, pelo contrário, levam o sangue (nutrientes e oxigênio) do coração para os outros tecidos do corpo humano. Esses vasos sanguíneos se tornam mais fino de acordo com as ramificações.

As paredes elásticas das artérias se justificam pela necessidade de fazer esse transporte, já que o processo é efetuado em alta velocidade. Enquanto isso, as veias possuem fibras elásticas e músculos menores, já que a pressão sanguínea é menor.

Artérias coronárias

As artérias coronárias são as responsáveis por transportar sangue para o músculo cardíaco. As principais são: artéria coronária esquerda e artéria coronária direita. A partir dessas, existem outras ramificações. Confira abaixo:

Artéria coronária esquerda 

A artéria coronária tem aproximadamente 1 cm de tronco. Suas direções são para frente, para baixo e para a esquerda. A partir desta, duas ramificações se formam, sendo:

  • Artéria intraventricular anterior: Seu trabalho finaliza na face posterior do coração e inicia no sulco interventricular anterior. A partir dela, são formadas outras três ramificações;
  • Artéria auriculoventricular esquerda: Se dirige à esquerda do Sulco Coronário, finalizando na face esquerda do coração. A partir dela, são formadas duas ramificações.

Artéria coronária direita 

O percurso da artéria coronária direito percorre no sulco auriculoventricular direito e no sulco interventricular posterior. A artéria possui duas ramificações, sendo:

  • Ramos ascendentes ou auriculares: Responsáveis pela irrigação da aurícula direita. Existem três ou quatro e destas, as principais são a artéria auricular direita anterior e a artéria auricular de bordo direito.
  • Ramos descendentes ou ventriculares: Responsável pela irrigação o ventrículo direito.

Principais artérias do corpo humano

Existem duas divisões para as artérias do corpo humano, sendo o sistema tronco pulmonar e sistema da artéria aorta. Confira abaixo:

Sistema do tronco pulmonar 

O sistema do tronco pulmonar é originado no ventrículo direito. Nele, existem duas artérias pulmonares, sendo uma esquerda e outra direita. A partir do momento que entram no coração, são formados diversos capilares pelas artérias pulmonares.

Ao contrário das outras, a artéria pulmonar transporta sangue rico em gás carbônico, sendo nomeado como sangue venoso. Esse sangue, bombeado pelo ventrículo direito, sai do coração e prossegue para os pulmões. A partir disso, é oxigenado.

Sistema da artéria aorta 

Essa é a principal artéria do corpo. O sangue oxigenado pelo pulmão é recebido por essas artérias e a partir disso, ramificações para artérias menores são geradas. Confira alguns exemplos de artérias geradas pela aorta:

  • Artérias Carótidas: Irrigam cabeça, pescoço e cérebro;
  • Artéria Femoral: Principal artéria da perna;
  • Artéria Ilíaca: Irrigam sangue para membros inferiores e regiões pélvicas;
  • Artéria Renal: Transporte de sangue para os rins;
  • Artérias Subclávias: Distribuem sangue para cabeça, pescoço e membros superiores.

Leia também: Trombose: O que é, causas, sintomas, tipos, tratamento e cura

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More