As crianças realmente crescem enquanto estão dormindo à noite?
O sono é indispensável para a saúde humana, independente da fase da vida. Porém, para as crianças dormir é ainda mais importante.
Durante a infância, ocorre um intenso processo de crescimento, e é nesse período que o sono desempenha um papel crucial.
De acordo com Bárbara Barros de Figueiredo, pediatra do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco), ligado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em apenas um ano, o peso das crianças pode triplicar e seu tamanho aumenta em cerca de 50%.
Indo nesse sentido, vale salientar que a relação entre sono e crescimento é significativa, pois é durante o sono que ocorre a produção do hormônio do crescimento (GH), fundamental para o desenvolvimento físico.
Ocorre a liberação de diversos hormônios que desempenham um papel fundamental no crescimento somático, ou seja, no desenvolvimento físico e corpóreo das crianças.
O GH é responsável por estimular o crescimento ósseo, o aumento da massa muscular e a regeneração dos tecidos. Esse hormônio também é conhecido como somatotropina e é produzido pela glândula hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro.
Seguindo esse processo, hormônio é liberado pelo sistema nervoso central em pulsos ao longo do dia, mas seu pico de liberação acontece quando a criança está dormindo. Durante o sono, especialmente nas fases mais profundas, ocorre um aumento significativo na produção do GH.
Ainda enquanto as crianças dormem, acontece outro processo fundamental: suas vivências diárias são formuladas, os sentimentos são processados e uma série de outros hormônios é liberada, permitindo o crescimento e o amadurecimento adequados.
É também nesse momento de descanso que o cérebro realiza a consolidação de memórias e aprendizados, além de promover a regulação emocional.
Como fazer a criança ter o desenvolvimento ideal?
A regularidade nos horários de sono é de fato importante para as crianças, de acordo com Liubiana Arantes de Araújo, presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Ela destaca que as crianças devem ter uma rotina de sono adequada, incluindo um horário regular para ir para a cama e uma boa noite de sono.
A especialista explica que é durante o período das 21h às 4h que ocorre a maior produção do GH. Portanto, se a criança dorme muito tarde e tem um sono irregular, isso pode afetar negativamente a produção do hormônio e, certamente, afeta o crescimento.
Por isso, é recomendado estabelecer uma rotina consistente de sono, com horários regulares de dormir e acordar, para garantir que a produção do hormônio GH seja otimizada.
Comentários estão fechados.