As mulheres precisam dormir mais que os homens, diz estudo
Motivo de incômodo em muitos relacionamentos, o eventual excesso de sono, especialmente das mulheres, pode ser explicado cientificamente.
Basta navegar um pouco na internet para encontrar pessoas reclamando sobre uma suposta sonolência excessiva demonstrada por algumas mulheres.
Contudo, o que antes parecia apenas preguiça e/ou falta de disposição, agora pode ser comprovado cientificamente, pois um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que as mulheres precisam dormir mais que os homens.
Entenda melhor esse assunto nos tópicos abaixo!
As bases dessa informação
Um estudo realizado pela Duke University, na Carolina do Norte, Estados Unidos, foi o responsável por comprovar que, sim, as mulheres precisam dormir mais que os homens.
Porém, as mulheres não precisam dormir mais apenas porque cansam mais que os homens ou algo do tipo, mas sim porque os seus cérebros trabalham de forma diferente e precisam de um tempo maior de repouso.
O estudo, que foi realizado em 2008, avaliou 210 homens e mulheres, colhendo informações valiosas a respeito da necessidade de descanso cerebral. Um dos dados colhidos pela amostragem informa que as mulheres sofrem mais que os homens quando não dormem corretamente.
“Descobrimos que, para as mulheres, o sono ruim está fortemente associado a altos níveis de sofrimento psicológico e maior ocorrência de sentimentos como hostilidade, estresse e raiva”, disse Edward Suarez, professor associado do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Duke University que chefiou o estudo.
Para fazer coro com Suarez, o Professor Jim Horne, diretor do Sleep Research Center da Universidade de Loughborough, que analisou o estudo da Duke, explicou brevemente os efeitos do sono sobre o cérebro.
“Uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro se recupere e se conserte”, iniciou. “Durante o sono profundo, o córtex — a parte do cérebro responsável pela memória, linguagem e assim por diante — se desativa dos sentidos e entra no modo de recuperação”, continuou Jim.
“Quanto mais você usa o seu cérebro durante o dia, mais ele precisa se recuperar e, consequentemente, mais sono você precisa. As mulheres tendem a realizar várias tarefas, e, assim, elas usam mais do seu cérebro do que os homens. Por causa disso, a necessidade de sono é maior”, exemplificou o especialista.
Mais detalhes do estudo
No estudo realizado pela Duke University ainda é possível conferir alguns detalhes que comprovam que, de fato, o cérebro feminino trabalha de forma diferente do masculino.
Ainda segundo a análise feita por Jim Horne, o cérebro das mulheres é “conectado” de maneira diferente. “O cérebro das mulheres é conectado de maneira diferente do dos homens e é mais complexo”, disse.
No que diz respeito ao sono extra, o especialista também indicou a quantidade média. “A média é de 20 minutos a mais, mas algumas mulheres podem precisar de um pouco mais ou menos do que isso”, afirmou.
Outros fatores que sobrecarregam o cérebro feminino são:
- Jornadas duplas, com trabalho e obrigações domésticas;
- Alterações hormonais, como aquelas sofridas na época da TPM;
- Problemas trazidos pelo cansaço acumulado.
Apesar de 20 minutos a mais serem uma média apontada por especialistas, o descanso correto de uma mulher deve ter pelo menos uma hora a mais que o previsto, pulando de 8h para 9h de sono por dia. Essa uma hora a mais pode fazer uma diferença significativa na saúde da mulher.
Comentários estão fechados.