Educação Física – História, Evolução e Conceitos

Ensino de atividades e condicionamento físico acompanha a humanidade desde a escola de Platão.

O que é Educação Física? A educação física, ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. a escola de Platão, conhecida como “Akademia”. O pai de nossas aulas mais modernas de educação física é Friedrich Jahn, um professor no início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades de esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias.

Alguns de seus métodos, como a trave de equilíbrio e barras paralelas, servem como equipamentos fundamentais para a ginástica. Na verdade, ele criou o primeiro clube de ginástica para jovens e adultos.

O alemão Charles Beck levou a ginástica para os Estados Unidos em 1825, quando começou a ensinar em Northampton, Massachusetts, em uma escola que seguia o sistema alemão. Outro alemão, Charles Follen, fundou o primeiro ginásio de esportes da Universidade de Harvard em 1826.

Dewey e a Educação Física

John Dewey, um psicólogo americano que liderou um movimento de educação progressista nos Estados Unidos, pressionou o governo por reformas no sistema educacional. Sua abordagem natural à educação centrada na criança fez com que a educação física fosse incluída em mais escolas naquele país.

Dewey defendeu essa mudança porque a educação física era percebida como uma maneira de os alunos atingirem algumas das metas sociais da época. Ele defendia que o esporte é um meio progressivo de educação.

Educação Física no Brasil

Inspirado nas mudanças globais, o Brasil, deu início às aulas de educação física no ano de 1851. A popularização desta área de ensino só veio após 1920, quando vários estados, além da capital federal, implantaram reformas educacionais mais profundas.

No início do século XX foram criadas diversas escolas militares com foco na Educação Física. O país se inspirou nos métodos de ensino das escolas alemã, sueca e francesa (Higienismo e Militarismo). Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil investiu abruptamente neste ensino usando o modelo esportivista.

Após 1980, o país passou a abordar o modelo desenvolvimentista na área da Educação Física. Seguindo as mudanças político-sociais da época, a disciplina passou a ter uma perspectiva pedagógica em que os alunos eram condicionados de acordo com seu desenvolvimento motor individual.

Hoje, a educação física é uma disciplina presentes em escolas primárias e secundárias. A maior parte do ensino ocorre dentro de ginásios ou de instalações construídas especificamente para atividades de educação física, embora os esportes ao ar livre também sejam enfatizados.

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