Benadryl: os riscos de tomar esse medicamento sem acompanhamento
Explore os riscos associados ao uso prolongado do Benadryl, um anti-histamínico comumente usado para tratar sintomas de alergia.
O Benadryl, cujo princípio ativo é a difenidramina, é um anti-histamínico usado regularmente para tratar sintomas de alergias, como espirros, coriza e coceira.
A difenidramina atua bloqueando os efeitos da histamina no cérebro, o que reduz esses sintomas. Ela também entra no cérebro em grandes quantidades, causando sonolência.
Além disso, essa substância bloqueia os efeitos de outro químico chamado acetilcolina, um neurotransmissor que excita as células nervosas do cérebro.
Veja também: JAMAIS corte um medicamento ao meio para ingeri-lo; veja o motivo
Uso do Benadryl como auxiliar do sono
Devido à propriedade sedativa, algumas pessoas utilizam o Benadryl como auxiliar para dormir.
Contudo, muitos especialistas alertam contra o uso de anti-histamínicos para induzir o sono, especialmente em uma base diária.
Segundo o Dr. James Walker, o medicamento pode causar “sedação significativa e sonolência, que podem persistir no dia seguinte”, interferindo assim nas atividades cotidianas.
Precauções durante o uso
É de suma importância evitar dirigir ou operar maquinário pesado durante o uso do remédio, devido ao risco de sonolência, que pode prejudicar a coordenação mão-olho e o tempo de reação, aumentando a possibilidade de acidentes graves.
Riscos do uso prolongado de Benadryl
Um efeito colateral potencial do uso diário de Benadryl é a possibilidade de levar ao declínio cognitivo.
De acordo com um estudo de 2015 publicado no JAMA Internal Medicine, pessoas que tomaram Benadryl ou um medicamento anticolinérgico similar por três anos ou mais apresentaram um risco 54% maior de demência, comparado àqueles que fizeram uso do medicamento por três meses ou menos.
Portanto, apesar dele poder ser útil no alívio dos sintomas da alergia e, ocasionalmente, como auxílio no sono, seu uso regular e prolongado pode acarretar riscos significativos à saúde e ao bem-estar.
É sempre crucial consultar um profissional de saúde antes de iniciar ou alterar qualquer regime de medicamentos.
Comentários estão fechados.