Brasil é o país mais afetado quando se trata de ansiedade e autoestima baixa
De acordo com uma pesquisa que foi realizada em onze países, o Brasil mantém a liderança nos casos de depressão e ansiedade durante o período de pandemia.
O ano de 2021 foi marcado por muitos comentários sobre infelicidade no mercado de trabalho. Tendo como um dos temas assíduos a crescente nos casos da Síndrome de Burnout em pessoas que exageravam nas horas de trabalho em home office. A síndrome é causada pelo esgotamento da mente e físico, motivado pela exaustiva rotina de trabalho.
Esse é um exemplo de como as empresas precisam se renovar para que não prejudiquem seus colaboradores e até mesmo se prejudiquem no mercado.
Leia também: Confira 5 dicas para controlar a ansiedade no dia a dia e ter mais tranquilidade na sua rotina
Com tantas mudanças na vida profissional e pessoal, se adaptar a tudo pode se tornar algo mais difícil que o imaginado, e também bastante doloroso, o que podem trazer danos para a autoestima da pessoa. De acordo com uma pesquisa que foi realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países, o Brasil mantém a liderança nos casos de depressão e ansiedade durante o período de pandemia. Conforme o estudo, o país é o que mais possui casos de ansiedade, com 63%, e depressão, com 59%.
A psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC SP, destaca que se sentir bem tem sido um grande desafio para muitas pessoas e funcionários nesse período de pandemia. “As frustrações tem comprometido até mesmo a autoestima das pessoas, já que muitos não conseguiram realizar os projetos que tinham em mente. Esse aumento de casos de depressão e ansiedade vieram também por conta das mudanças drásticas na rotina de todo mundo, sem contar em todo medo e incerteza que chegaram junto. As pessoas começaram a ficar com as emoções à flor da pele, prejudicando o equilíbrio e contribuindo para a baixa autoestima” explicou ela.
Separamos aqui algumas dicas para você recuperar sua autoestima no trabalho. Confira:
1. Faça amigos no trabalho
Fazer amizade no trabalho torna os colaboradores mais engajados e felizes.
2. Procure por grupos de Networking
Com a era digital, é possível fazer parte dos grupos online ou até mesmo presenciais em algumas regiões.
3. Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas
Se tratando de networking, é muito importante falar sobre como as pessoas pensam e dar ideias criativas de como construir seu negócio.
4. Faça terapia
A falta da autoestima pode ser a ligação dos quadros de ansiedade, medo, fobia e até mesmo depressão. Assim, procurar por um profissional pode ser necessário e também auxilia no controle das emoções.
Comentários estão fechados.