Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no espaço correto?

Confira essas dicas para ajudar a adestrar o seu pet!

Os cães são animais muito inteligentes e capazes de aprender diversos comandos. Entretanto, uma das maiores dúvidas dos tutores é de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no espaço correto. Então, se você também não sabe, acompanhe este artigo e veja que educá-lo é mais simples do que você pensa.

Leia mais: Como castigar o seu cachorro para discipliná-lo?

Dicas para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no espaço correto

Destinar uma área específica para o cão fazer cocô e xixi é um cuidado de higiene fundamental para todos que residem na casa. Assim, a tarefa de educá-lo não é difícil, pois você só precisa de paciência até que o seu amiguinho decore a informação. Veja as dicas!

  • Separe um local pequeno para o seu cachorro

O espaço para o cão realizar as necessidades tem que ser pequeno, pois quanto menor a área, maior é a chance de o pet acertar. Caso contrário, se você reservar um local grande, o cachorro pode ficar confuso, sem ter orientação de onde exatamente ele deve fazer cocô e xixi.

  • Forneça orientação para que o pet faça as necessidades na área correta

Apesar de destinar uma área pequena para essa atividade, é necessário que você identifique o local para ensiná-lo. Portanto, utilize objetos que sejam diferentes do chão e sirvam de referência para ele, como pedaços de jornal, tapetes higiênicos ou gradeados sanitários.

  • Observe o horário que o cão se alimenta e bebe água

Fique atento(a) sempre que o seu cachorro comer e beber água, pois é possível prever quando o animal irá fazer cocô e xixi. Normalmente os cães apresentam regularidade para fazer suas necessidades, então o ideal é que você acompanhe os horários para ajudá-lo a entender onde deve ir.

  • Utilize sempre o reforço positivo

O reforço positivo é a melhor maneira de ensinar o seu cachorro. Logo, sempre que ele fizer as necessidades no local certo, você deve agradá-lo de alguma forma, seja com carinho ou petiscos. Dessa forma, o cachorro se sente motivado a fazer cocô e xixi sempre no mesmo local para agradar ao tutor.

Entretanto, se no início do adestramento o pet fizer as necessidades no espaço errado, não o castigue com punições, basta só não reforçar o comportamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More