Café descafeinado é livre de cafeína? Forma de preparo é a chave

Você já se perguntou sobre como é feito um café descafeinado? Descubra o processo e se essa bebida ainda possui cafeína em sua composição.

O café é uma das bebidas mais adoradas por pessoas de todo o mundo, principalmente pelos seus altos níveis de cafeína. Por ter um sabor agradável e ser um estimulante natural, os amantes de café não trocam essa bebida por nada, seja no café da manhã ou ao longo do dia. No entanto, a alta ingestão de cafeína é considerada um problema para a saúde.

Veja também: O café pode ser um importante aliado de quem quer perder peso, segundo estudo de Harvard

Com isso, algumas pessoas estão preferindo limitar a ingestão de cafeína, optando pelo consumo do café descafeinado. Porém, remover a cafeína do café e deixar intacto o seu aroma e sabor não é uma das tarefas mais fáceis. Para isso, a cafeína é retirada dos grãos ainda verdes e não torrados de café.

Como é feito o café descafeinado?

Para remover a cafeína dos grãos, há três principais métodos utilizados: solventes químicos, dióxido de carbono líquido (CO₂) ou água pura com filtros especiais. Além disso, algumas etapas adicionais são necessárias para que todo a cafeína seja retirada. Por isso, os produtos descafeinados costumam ser mais caros do que os com cafeína.

Assim, o método mais utilizado no Brasil para retirar a cafeína é à base de solvente, por ser o modo mais barato. Porém, os outros métodos estão se tornando cada vez mais populares por não envolverem produtos químicos, como no caso do que utiliza a água para fazer a extração. Mesmo utilizando as formas para extrair o café, é improvável que 100% da cafeína seja eliminada dos grãos de café.

Dessa forma, o teor de cafeína poderá variar, com algumas pequenas quantidades do elemento ainda permanecendo no produto descafeinado. Porém, vale ressaltar que o valor restante é bem moderado, visto que seria necessário ingerir dez xícaras de descafeinado para atingir a quantidade de cafeína em uma xícara de café com cafeína.

O café descafeinado tem o mesmo gosto?

Alguns apreciadores da bebida afirmam que o descafeinado possui um sabor diferente. Isso porque, dependendo da forma que alguns grãos são descafeinados, alguns elementos aromáticos podem ser retirados junto com a cafeína durante o processo. Além disso, o café descafeinado é menos amargo, visto que é a cafeína que contribui para o amargor do café.

Porém, mesmo tendo o seu sabor influenciado, o café descafeinado mantém os mesmos benefícios do café com cafeína. Assim, os consumidores contam com menor risco de diabetes tipo 2, e menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Por fim, vale ressaltar que a moderação é fundamental, sendo recomendado o máximo de três xícaras de descafeinado por dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.