Longevidade e prevenção da diabetes: veja os principais benefícios do café
Saiba sobre alguns dos principais benefícios do café para o organismo.
Apesar do que muitos diziam, o café é uma das bebidas mais saudáveis, conforme comprovado pelos cientistas. De acordo com pesquisas recentes, por exemplo, tomar uma xícara de café por dia pode prevenir contra a diabetes.
Além disso, o café pode auxiliar na longevidade. Segundo estudos, pessoas que bebiam café eram mais propensas a viver mais do que as que bebem quantidades moderadas. Quer saber mais? Acompanhe!
Veja mais em: Sente dificuldades para acordar sem o consumo de cafeína? Confira esses substitutos
Alguns dos principais benefícios
Um dos fatores centrais da bebida é o seu potencial energético. Ademais, outras propriedades, de acordo com o endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem), incluem a sua capacidade de auxiliar na queima de gordura.
Além disso, a cafeína proporciona a ativação do sistema nervoso. Desse modo, garante um aumento de adrenalina no sangue que age quebrando as células de gordura. Assim, liberando ácidos graxos no sangue, uma espécie de combustível para o corpo.
Há também comprovações de que o consumo de café pode estimular a memória. Ao observar voluntários que consumiam café diariamente, a pesquisa realizada pela Universidade de John Hopkins concluiu que uma pessoa que consome duas xícaras diárias pode ter bons resultados nos testes de memória.
Longevidade e cafeína
Um estudo realizado no ano de 2012 mostrou que a ingestão de café contínua pode diminuir o risco de morte por diversas doenças graves. Nesse estudo, testou-se cerca de 402.260 pessoas e foi observado que as pessoas com idades entre 50 e 70 anos tinham uma probabilidade menor de contrair doenças graves.
Assim, o ponto da pesquisa é tomar cerca de 4 a 5 xícaras por dia de café, o que demonstrou diminuir cerca de 12% a 16% as chances de morte precoce. Agora, tomar mais do que o indicado não revelou nenhum benefício.
Vale lembrar que todas essas pesquisas possuem um caráter observacional, que não podem expressar com certeza se o café causou a redução de risco de morte. Mas, os resultados apresentam certa garantia.
Comentários estão fechados.