É o mineral mais abundante no corpo humano e um componente importante de uma dieta saudável. É essencial para a construção de ossos e dentes fortes, contração muscular, ativação de Ovócitos, coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos, regulação dos batimentos cardíacos e equilíbrio de fluidos dentro das células.
Para que serve?
É usado como agente para a extração de vários metais, gerar ligas metálicas e atua como desoxidante, dessulfurizador ou descarbonizador para várias ligas.
O carbonato de cálcio é usado em materiais de construção; o óxido de cálcio é usado no tratamento de água, esgoto e solos ácidos; e o hidróxido de cálcio é usado para processar água para bebidas e neutralizar ácidos na indústria de bronzeamento.
Características
Como membro da série de metais alcalino-terrosos, o cálcio encontra-se no grupo 2 (antigo grupo 2A) da tabela periódica, entre o magnésio e o estrôncio. Além disso, é colocado no período 4, entre potássio e escândio.
O cálcio queima com uma chama amarelo-avermelhada e forma um revestimento de nitreto branco quando exposto ao ar. Reage com a água, deslocando hidrogênio e formando hidróxido de cálcio, uma substância alcalina.
Em termos da configuração eletrônica de cada átomo neutro, o invólucro externo (ou invólucro de valência) contém 2 elétrons no orbital 4s. Na formação de compostos, o cálcio perde prontamente esses 2 elétrons para produzir cátions.
Dados
Massa atômica – 40,078(4) u
Configuração eletrônica – [Ar] 4s²
Elétrons – 2, 8, 8, 2
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1115 K
Ponto de ebulição – 1757 K
Entalpia de fusão – 8,54 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 153,6 kJ/mol
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.