Células gliais
As células gliais fazem parte do sistema nervoso central. Vamos conhecê-las?
As células gliais também são chamadas de células da glia, gliócitos ou neuroglias. Elas fazem parte do sistema nervoso e estão associadas aos neurônios.
A maior parte do sistema nervoso, cerca de 80%, é formado por células gliais. Existem dois tipos de células gliais: microglias ou macroglias.
Função das células gliais
As células gliais fornecem nutrientes, ajudam na proteção e sustentação do sistema nervoso, além de realizar a modulação de impulsos elétricos, ou seja, as sinapses. Elas também são as células responsáveis pela síntese de novos neurônios.
Microglias
As microglias são as menores células gliais, o corpo celular delas têm ramificações curtas. A função dessas células é semelhante à das células do sistema imunológico, elas fagocitam invasores.
Além disso, elas protegem o sistema nervoso quando existem lesões, infecções ou doenças degenerativas.
Macroglias
As macroglias podem ser de quatro tipos diferentes: astrócitos, células de Schwann, oligodendrócitos, e células ependimárias.
Os astrócitos são as células mais comuns e ocupam metade do cérebro. Eles são os responsáveis por proteger o sistema nervoso de toxinas presentes no sangue.
As células de Schwann são as principais responsáveis pela síntese das bainhas de mielina que envolvem os axônios, isolando-os eletricamente.
Os oligodendrócitos têm poucos prolongamentos e participam da formação das bainhas de mielina. E as células ependimárias revestem o sistema nervoso e o canal central da medula.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.