Chama a Christina Rocha! O surgimento de Roma se deu em meio a um verdadeiro 'Casos de Família'; entenda
Quem diria que um dos maiores impérios da História Antiga veio de uma briga entre membros de uma mesma família, hein?
Com certeza você já ouviu falar de toda a potência que foi o Império Romano. Até hoje, a Roma Antiga é considerada a maior civilização da história ocidental.
Apesar de um exército impiedoso, que conquistou vasto território, o Império Romano passou seus quase cinco séculos de existência imerso em instabilidades, guerras civis e conflitos políticos.
Talvez essa seja uma consequência de seu início turbulento. Na verdade, o mito da criação de Roma daria um excelente episódio do programa “Casos de Família”. Dá até para imaginar Christina Rocha e a psicóloga Dra. Anahy D’Amico anunciando: “Família é família; impérios à parte”.
Podem entrar, Rômulo e Remo
Quem trouxe esse olhar de “treta familiar” foi o professor e historiador Vitor Soares, via TikTok. Conta a lenda que os irmãos gêmeos Rômulo e Remo eram herdeiros do trono. Porém, foram abandonados às margens de um rio.
Os irmãos foram salvos por uma loba, que cuidou deles e os alimentou. Quando cresceram, continua a história, eles descobriram seu passado e seu direito ao trono. Então, se juntaram para derrubar o rei que estava no poder, já que ele era ilegítimo.
E, no fim, eles conseguiram. Mas, então, um novo problema surgiu. Um olhou para o outro, e a dúvida pairou entre os dois irmãos: quem deveria governar Roma?
Eles não sabiam quem era o mais velho, então só havia um jeito de resolver essa pendência. Com um combate mortal, no mano a mano – com o perdão do trocadilho.
E quem ganhou?
Bom… Rômulo ganhou. E, infelizmente, segundo conta a lenda, acabou matando Remo no processo. A partir do dia 21 de abril de 753 a.C., Rômulo criou Roma.
E, depois de tantos anos e tantas reviravoltas culturais, hoje a cidade é a capital da Itália, um dos destinos turísticos mais visitados do mundo. Casa do Coliseu, do Panteão, da Fontana di Trevi e de muitos outros monumentos e locais históricos de valor inestimável.
Assista ao vídeo do professor Vitor Soares, no TikTok:
Comentários estão fechados.