Chefe do Banco Mundial alerta que nova pandemia é inevitável e que precisamos nos preparar
O líder do Banco Mundial fez um alerta durante sua visita à Nova Deli. Segundo Ajay Banga, a ocorrência de uma próxima pandemia é uma questão de "quando" e não "se".
Ajay Banga, renomado líder indiano que atualmente está à frente do Banco Mundial, fez um apelo durante sua visita a um centro da Missão Skill India em Dwarka, Nova Deli.
Ele destacou a necessidade urgente de aprender com os erros da pandemia de Covid-19, alertando que outra crise de saúde global não é uma mera possibilidade remota, mas sim um evento inevitável no futuro da humanidade.
Banga expressou preocupação com as perdas significativas na educação causadas pela pandemia, enfatizando que a interrupção na escolaridade deixou uma marca profunda nesta geração de crianças e adolescentes.
O relatório de 2021 do Banco Mundial já havia previsto prejuízos financeiros massivos, estimados em quase US$ 17 trilhões, que afetariam a vida dos estudantes.
Essa estatística ressalta a urgência em encontrar soluções para reduzir os impactos negativos da pandemia na educação e preparar-se para a ocorrência de crises semelhantes.
“Não podemos ignorar a possibilidade de outra pandemia devastadora. É essencial corrigir os erros e aprender com a Covid-19 para nos prepararmos para o inevitável”, disse Banga durante sua entrevista à imprensa.
Outros horizontes
Além de abordar a crise educacional, ele também apontou a importância do financiamento climático e defendeu um investimento substancial de um trilhão de dólares anuais em ecossistemas de energia renovável em todo o mundo.
Para alcançar essa meta ambiciosa, o líder indiano incentivou a participação ativa do setor privado, além do apoio governamental, filantrópico e de bancos multilaterais.
Enquanto discursava sobre os desafios globais, como as mudanças climáticas, conflitos e a necessidade de aperfeiçoar os cuidados com a saúde, o presidente do Banco Mundial instou a comunidade internacional a otimizar a utilização dos recursos existentes e a responsabilizar as nações mais ricas por suas contribuições financeiras e ambições futuras.
Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
O presidente do Banco Mundial também teve participação importante na reunião do G20 com ministros das Finanças e governadores de Bancos Centrais. Durante o encontro, ele provavelmente discutiu questões econômicas e financeiras cruciais com outros líderes globais.
As palavras de alerta e chamado à ação de Ajay Banga deixam claro a importância da colaboração entre governos, organizações e indivíduos para buscar soluções eficazes.
Os alertas do líder deixaram claro, por fim, que é fundamental aprender com a experiência recente e investir em estratégias sustentáveis para enfrentar qualquer crise futura com resiliência.
Comentários estão fechados.