Cheiro forte na urina pode ser sinal de doença que pode levar à morte sem aviso

Por ser silenciosa, portadores da doença só percebem sua presença quando está em estágio mais avançado. Continue a leitura e atente-se aos sinais do seu corpo.

Nossa urina pode dizer muitas coisas. Por isso, é bom ficar atento a ela toda vez que for ao banheiro. Muitas pessoas só se preocupam com sua cor e a relação que tem com hidratação. Entretanto, o cheiro da sua urina também deve ter sua atenção, pois pode ser o indicativo de uma doença silenciosa e que pode levar à morte.

Leia mais: A cor da urina pode muito sobre a nossa saúde; veja o que cada cor significa

O normal é que a urina tenha seu cheiro característico. Com qualquer questão mais anormal do que isso, vale investigar um pouco mais.

Urina com cheiro forte: o que pode ser?

Além de um sinal de desidratação, uma urina com cheiro forte pode ser sinal de alguma infecção no trato urinário. Como algumas infecções são silenciosas (sem dores e com febre baixa), deve-se ir ao médico para investigar.

Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também alteram o odor da urina. É o caso da gonorreia, por exemplo. Sobretudo se esse sintoma vier acompanhado de outros, como dor ao urinar e secreções no pênis ou na vagina.

O cheiro diferente pode, ainda, ser efeito colateral de algum medicamento ou de substâncias presentes em alguns alimentos. Café, alho e aspargos costumam alterar o odor da urina.

Urina com cheiro forte e doce: alerta!

Se você sentiu um cheiro doce ao urinar, fique alerta. Este pode ser um sinal de diabetes, uma doença mortal e, muitas vezes, silenciosa no paciente.

O doce no aroma da urina vem do excesso de açúcar circulando no corpo. Também pode ser um sinal de hiperglicemia ou cetoacidose diabética.

É necessário lembrar-se de que não é normal que o corpo expulse glicose através da urina. Quando isso acontece, é sinal de que a diabetes pode estar em um estágio avançado e você precisa de cuidado.

Nesse caso, é importante ir ao médico para investigar a situação com mais atenção. Sobretudo, se o sintoma vier acompanhado de:

  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Fadiga;
  • Sede em excesso;
  • Mudança no apetite.

Sobre a diabetes

A diabetes é caracterizada pela má absorção, falta de produção ou produção insuficiente de insulina. Esse hormônio é o responsável por regular a quantidade de glicose no corpo humano.

Ter açúcar em excesso circulando no corpo pode levar a doenças graves, como Acidente Circular Cerebral (AVC), cegueira e dificuldade de cicatrização. Além disso, com o tempo, pode sobrecarregar alguns órgãos, sobretudo rins e coração.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.