As 10 cidades mais frias do Brasil

O Brasil possui diversos climas espalhados por sua grande extensão territorial, sendo normalmente climas quentes. Porém, algumas regiões conseguem atingir temperaturas negativas.

0

O Brasil é um país muito extenso e abarca áreas com diferentes características climáticas. Assim, as temperaturas variam muito de região para região no território brasileiro e a maioria dos estados, mesmo no inverno, atingem temperaturas na média dos 20°C.

Entretanto, nesse clima tropical predominante do Brasil, algumas regiões podem atingir níveis surpreendentes de baixa temperatura.

A região que abriga a maior parte das cidades com as temperaturas mais baixas é a Região Sul, podendo apresentar um inverno rigoroso.

Porém, não são todas as pessoas que gostam de frio, mas se você é uma das que adoram um temperatura mais baixa, confira nossa lista com as cidades mais frias do Brasil. 

1 Urupema (SC)

Urupema (SC)

O Estado de Santa Catarina (SC) é o Estado que acolhe muitas das cidades dessa lista. Urupema passou a ser considerada a cidade mais fria do Brasil após, em Julho de 2019, apresentar uma temperatura mínima de -9,4°C.

Está localizada na serra catarinense e possui uma temperatura média de 8°C. Além disso, fica a 1.335 metros de altitude, mas possui pontos que chegam a atingir 1.700 metros, o que corrobora com suas baixas temperaturas.

2 São Joaquim (SC)

São Joaquim (SC)

São Joaquim é a cidade com maior probabilidade de neve do Brasil. Sua média de temperaturas no inverno podem atingir até -10°C.

Então, para quem gosta de ver neve, aproveitar um frio, além de ver suas belas paisagens, é muito indicada uma visita a São Joaquim.

3 São Gabriel (RS)

São Gabriel (RS)

São Gabriel está localizada no Estado do Rio Grande do Sul e faz fronteira com o Uruguai. Sua temperatura é muito impressionante, com temperaturas registradas de até -4°C no inverno, quando apresenta forte geadas.

Além disso, a cidade é muito conhecida por lindas paisagens, junto a arquitetura e edifícios coloniais. Somado a isso o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, com relíquias da Segunda Guerra Mundial, também é um interessante ponto turístico.

4 Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão (SP)

O Estado de São Paulo coloca uma de suas cidades em 4º lugar nas cidades mais frias do Brasil. O município de Campos do Jordão está localizado na Serra da Mantiqueira , a 170 km de São Paulo e a 1600 metros de altitude.

Essa cidade é um dos quinze municípios paulistas considerados pelo governo como estâncias climáticas .

Além disso, esta é uma cidade procurada pelos turistas para aproveitar o frio com conforto. Somado a isso, as atividades turísticas são muito procuradas, como arvorismos e passeios a bordo do trem Maria fumaça.

5 Monte Verde (MG)

Monte Verde (MG)

Monte Verde é localizada também na Serra da Mantiqueira a 1555,5 metros de altitude.

O censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta a população de monte verde com pouco mais de 4 mil habitantes.

Além disso, sua temperatura é bastante amena na maioria dos períodos do ano, mas no inverno apresenta fortes geadas e sua menor temperatura atingiu -0,3°C.

Com isso, os turistas são atraídos para Monte Verde pelo clima frio, pelas bonitas paisagens e pela vista da Pedra Redonda, cartão Postal da cidade.

6 Inácio Martins (PR)

Inácio Martins (PR)

Está localizada a 1.198 metros de altitude, na Serra da Esperança, sendo o município mais alto do Paraná.

Além disso, é a única cidade do estado do Paraná nesta lista é o município de Inácio Martins, com temperaturas mínimas de até -4°C.

Os principais destinos turísticos do município são as igrejas e as cachoeiras, que são melhor aproveitadas nos períodos depois do frio.

7 São Bento do Sul (SC)

São Bento do Sul (SC)

A cidade de São Bento do Sul está localizada no Estado de Santa Catarina, a 838 metros de altitude.

Suas temperaturas nos períodos mais quentes podem atingir até 35°C. Já nos períodos frios pode ficar com temperaturas negativas, com média de temperatura anual de 16,3°C.

Os turistas são atraídos para a região principalmente pelas belas paisagens, como o Parque Natural do Braço Esquerdo e o Trem da Serra do Mar.

8 São José dos Ausentes (RS)

São José dos Ausentes (RS)

São José dos Ausentes está localizada ao norte do Planalto Serrano Gaúcho, com 1.200 metros de altitude e temperaturas médias de 14°C.

No ano de 1991 a temperatura mínima chegou a -11°C, mas atualmente sua temperatura mínima é -4°C, com fortes geadas.

9 Urubici (SC)

Urubici (SC)

Urubici está localizada na Serra Catarinense a 915 metros de altitude, sendo o pinto mais alto do Estado. Durante o inverno, sua temperatura média varia por volta de 6°C.

Além disso, possui muitas paisagens naturais, cascatas de água, morros e possui inscrições rupestres em suas grutas e cavernas.

Além disso, é muito famoso pela bela paisagem da Pedra furada, que se tornou um dos cartões postais do município.

10 Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra é um dos destinos mais belos de Santa Catarina, sendo um de seus cartões-postais.

É localizada a uma altitude de 1.245 metros, com temperaturas médias de 18°C e temperatura mínima de 0,2°C. Sua paisagem é repleta de cânions, cachoeiras e montanhas.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.