Geografia de Santa Catarina

Santa Catarina é o menor estado do Brasil em território. Além disso, em algumas partes do estado o inverno é rigoroso, podendo inclusive nevar.

0

O estado de Santa Catarina é o menor brasileiro, com território de 95,4 mil km². Sendo assim, sua capital é Florianópolis, que por sua vez está localizada na Ilha de Santa Catarina.

O ponto de menor distância entre a ilha e o continente tem a largura de 500 metros. Portanto, para chegar ao continente existem três pontes, a Pedro Ivo Campos, a Colombo Sales e a Hercílio Luz, a mais conhecida de todas.

Existe também outras cidades dentro do estado com forte influência importância para a região, como por exemplo: Joinville, Blumenau e São José.

Além disso, Santa Catarina faz divisa com o Paraná ao norte, com o Rio Grande do Sul ao sul, com a Argentina ao oeste e com o Oceano Atlântico ao leste.

Clima

O clima predominante no estado é o subtropical úmido. Logo, não existe períodos de seca, e as chuvas são bem distribuídas. Assim como todas as quatro estações do ano também são bem definidas no estado.

Sendo assim, as temperaturas do inverno variam de acordo com a parte do estado. Na capital, por exemplo, o inverno é úmido. Enquanto nas cidades do Planalto Ocidental ele é mais rigoroso, em consequência da altitude.

Existem cidades como em São Joaquim que as temperaturas no inverno ficam a baixo de zero, com frequentes geadas e em alguns momentos do ano, é também presente neve.

Relevo

Em Santa Catarina encontramos as planícies costeiras próximas ao litoral, onde as vegetações são variadas, tendo praias, dunas, mangues e Mata Atlântica.

Por outro lado, também está presente o planalto ocidental, que é predominante na região. Na área estão presentes os campos e as florestas das araucárias. Além disso, está no planalto central o Morro da Igreja, o ponto mais alto do estado, com 1.822 metros de altitude.

Por fim, temos as serras litorâneas, que dividem o estado entre as planícies costeiras e o planalto geral. Nesta região a vegetação predominante é a Mata Atlântica.

Além disso, os principais rios de Santa Catarina são o Rio do Peixe, Rio Uruguai, Rio Itajaí-Açu e Rio Canoas.

Recursos Naturais

A região sulista é rica em carvão natural, bauxita, sílex e em fluorita. E assim como outros estados brasileiros, enfrenta problemas ambientais como o desmatamento e a poluição atmosférica nas grandes cidades do estado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.