Geografia do Paraná

Com uma população de 11,3 milhões de habitantes, o Paraná ocupa 2,3% da superfície total do país e possui 399 municípios. Para mais informações sobre o estado, continue lendo o artigo.

0

O Paraná é um estado brasileiro localizado no sul do país, com uma área de 199.314 km², o que significa 2,3% da superfície total do Brasil, e contém 399 municípios. Em 2018, o estado contava com uma população de 11,3 milhões de habitantes.

A população é formada principalmente por descendentes de imigrantes europeus e asiáticos que se uniram aos índios, aos descendentes de portugueses e aos negros. A capital do estado é Curitiba.

O norte e nordeste do Paraná fazem divisa com São Paulo, o sul e sudeste fazem fronteira com Santa Catarina. O leste do estado faz divisa com o Oceano Atlântico, enquanto o oeste faz divisa com o Paraguai. O noroeste faz divisa com o Mato Grosso do Sul, já o sudoeste tem fronteira com a Argentina.

Relevo do Paraná

O relevo paranaense é dividido em cinco regiões, sendo elas:

Planície litorânea – é a região do litoral, entre o oceano atlântico e a serra do mar. São destaques dessa região as cidades de Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos.

Morretes, Paraná
Morretes, Paraná.

Serra do Mar – esse é o conjunto de montanhas próximo ao litoral. As montanhas são formadas pro rochas, e cobertas pela Mata Atlântica. O ponto mais alto do estado, o Pico do Paraná, fica na região da Serra do Órgão e tem cerca de 1900 metros de altura.

Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba – é o mais alto, com altitudes entre 1300 e 850 metros, e menor em relação a extensão dos planaltos. O relevo é ondulado e a vegetação predominante é a Mata das Araucárias. É nessa região que é localizada a capital do estado.

Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa – as altitudes variam entre 1200 e 300 metros. Nessa região o relevo é ondulado e a vegetação é composta por Araucárias e campos. As principais cidades localizadas nessa região são Ponta Grossa e São Mateus do Sul.

Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava – esse é o maior dos planaltos no quesito extensão. As altitudes variam entre 1200 e 900 metros. Nessa área a vegetação original, ou seja, Floresta Tropical e Mata das Araucárias, quase não existe mais. No lugar delas são encontradas plantações e pastos. As principais cidades são Maringá, Foz do Iguaçu e Guarapuava.

Clima do Paraná

O clima predominante do estado é o subtropical úmido, com exceção do litoral, onde o clima é tropical úmido. Os verões no estado são brandos e as geadas são frequentes no inverno do primeiro, segundo e parte do terceiro planalto.

Geada no estado do Paraná
Geada no estado do Paraná

Já no vale da Ribeira, na Serra do Mar, ao norte, oeste e sudoeste do estado, o verão é quente e no inverno as geadas são raras.

Recursos naturais

Os principais recursos naturais desse estado são vários tipos de minerais, entre eles, argila, calcário, areia, dolomita, mármore, xisto, chumbo, cobre e ferro.

Além disso, o Paraná conta com duas bacias hidrográficas, a Bacia do Rio Paraná e a Bacia do Atlântico. Dessas, a maior é a Bacia do Rio Paraná, que se destaca pelo seu grande potencial energético.

Problemas ambientais

Os principais problemas ambientais do estado são: a poluição do ar nas grandes cidades; contaminação do solo e a poluição de rios. Contudo, esses são problemas enfrentado por muitos estados brasileiros.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.