Ciência revela: este hábito simples traz bem-estar e produtividade
Um simples hábito, feito diariamente em casa, pode aumentar sua felicidade e produtividade, de acordo com pesquisas.
Quando falamos sobre felicidade, a maioria das pessoas imagina grandes mudanças ou eventos transformadores.
Mas, e se a resposta estivesse em um hábito simples e cotidiano, facilmente aplicável no nosso dia a dia?
Pesquisas revelam que manter a organização em casa não só contribui para um ambiente mais agradável, mas também é um fator crucial para aumentar a felicidade e o bem-estar.
Casa organizada = mais saúde mental
Um estudo do Conselho Geral de Psicologia, Psicofundação e IKEA aponta uma forte ligação entre a ordem no lar e a saúde mental.
Muitas vezes subestimada, a organização dos ambientes impacta diretamente nossos estados emocionais.
Quando mantemos nossa casa arrumada, criamos um ambiente externo que reflete positivamente no nosso interior, trazendo sensação de controle e, consequentemente, alívio do estresse.
Para muitas pessoas, a bagunça gera frustração. O estudo revelou que 21% das pessoas se sentem frustradas por não terem um lugar específico para os objetos em casa.
Essa falta de ordem não afeta apenas nossa disposição emocional, mas também nossa capacidade de concentração e produtividade.
A desordem visual sobrecarrega o cérebro, dificultando a capacidade de foco em tarefas importantes, como indica uma pesquisa do Instituto de Neurociência de Princeton.
Produtividade e felicidade andam juntas
Além de contribuir para um ambiente mais relaxante, a organização também influencia diretamente nossa produtividade.
Espaços desorganizados aumentam os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, o que pode afetar negativamente o desempenho, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.
Manter uma rotina simples de organização é uma maneira de evitar o caos. Bastam alguns minutos por dia para garantir que o ambiente permaneça ordenado.
Isso pode incluir atividades simples como arrumar a cama, organizar a cozinha ou colocar os itens em seus devidos lugares.
Esses pequenos gestos geram uma sensação imediata de satisfação, ao mesmo tempo que mantêm o espaço visualmente agradável.
O Feng Shui e a energia da organização
A filosofia do Feng Shui também sugere que a bagunça em casa cria estagnação em nossas vidas.
De acordo com essa prática chinesa milenar, os ambientes organizados permitem o livre fluxo de energia vital, o qi, o que favorece a prosperidade, harmonia nos relacionamentos e saúde.
Essa visão está muito alinhada com o conceito de que um ambiente ordenado promove mais felicidade e equilíbrio emocional.
Marie Kondo, famosa autora japonesa do bestseller ‘A Mágica da Arrumação’, propõe um método simples: manter em casa apenas o que traz alegria.
Ao nos desfazermos do excesso, liberamos espaço para novas energias fluírem, tanto no ambiente quanto na nossa vida.
O acúmulo de objetos e a desordem visual consomem nossa energia vital, o que explica a sensação de cansaço e estagnação quando o lar está desorganizado.
Manter a organização da casa não é algo que precisa demandar muito tempo ou esforço. Ao transformar essa prática em um hábito diário, você garante um ambiente mais leve, o que melhora diretamente seu estado emocional e mental.
Com informações de Personare e Tudo Gostoso
Comentários estão fechados.