Cientistas chineses anunciam descoberta contra coronavírus
De acordo com os cientistas, a pesquisa com anticorpos pode ajudar tanto na prevenção como no tratamento da Covid-19.
Uma equipe de pesquisadores chineses conseguiu isolar vários anticorpos que podem ser extremamente eficientes para impedir o novo coronavírus de entrar na células. Assim, a expectativa é de que a descoberta possa ser eficaz na prevenção e no tratamento da Covid-19.
A doença surgiu em dezembro de 2019, na China, e já se disseminou por todo o mundo, infectando mais de 850 mil pessoas e causando 42 mil mortes. Atualmente, ainda não foi descoberta uma forma comprovadamente eficiente de tratamento para a doença.
Segundo Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, um medicamento à base de anticorpos, como os descobertos pelo seu grupo, poderia ser utilizado com mais eficiência do que as abordagens atuais. Para ele, os tratamentos atuais são limítrofes”, como o plasma, que contém anticorpos, mas possui ação limitada pelo tipo de sangue.
A equipe de Zhang, juntamente a um grupo do 3º Hospital Popular de Shenzen, começaram, no início de janeiro, análises de anticorpos do sangue colhido de pacientes recuperados da Covid-19. Nessas amostras, os pesquisadores isolaram 206 anticorpos monoclonais com uma forte capacidade de se ligar às proteínas do vírus.
Em seguida, foi realizado um teste para verificar se era possível evitar que o vírus entrasse nas células. Entre os cerca de 20 anticorpos testados, quatro conseguiram evitar a entrada viral, sendo que dois foram muito bons para bloquear o vírus, de acordo com Zhang.
Depois desses testes, a equipe busca identificar os anticorpos mais fortes para possivelmente combiná-los para reduzir o risco de mutação do novo coronavírus.
Caso os esforços dos cientistas tenham sucesso, o próximo passo é produzir os anticorpos em massa para testes em animais e, posteriormente, em humanos. O grupo já estabeleceu uma parceria com a Brii Biosciences, uma empresa de biotecnologia sino-norte-americana, que busca diversos candidatos para uma intervenção profilática e terapêutica.
Como Zhang explica, os anticorpos tiveram sua importância na medicina comprovada há décadas. Dessa forma, anticorpos são usados para tratar câncer, doenças autoimunes e doenças infecciosas.
Mesmo que não sejam uma vacina, existe a possibilidade de que anticorpos sejam aplicados em pessoas do grupo de risco para impedir que contraiam a Covid-19.
Ainda não existe previsão para o lançamento do tratamento com anticorpos, mas a pandemia acelera as etapas de produção de medicamentos, que, no geral, demoram mais de dois anos para conseguir autorização para uso em pacientes.
Veja também:
- Johnson & Johnson anuncia vacina contra coronavírus para janeiro de 2021
- OMS lança projeto que testa 4 medicamentos contra o coronavírus
- 8 Notícias positivas da ciência sobre a pandemia do coronavírus
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.