Cientistas criam micro robô capaz de ajudar em cirurgias e ‘andar’ dentro do corpo humano
Chamado de 'mCLARI', o ‘bot-aranha’ pesa menos de uma grama. Saiba mais sobre essa novidade incrível!
Um grupo de cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, anunciou o desenvolvimento de um micro robô com formato de aranha que pode revolucionar a medicina e os esforços de resgate.
Segundo os estudiosos, o robô, que tem 2 cm de comprimento, pesa 0,97g e pode se mover a 6 cm por segundo, possui a capacidade de mudar de forma para se “encaixar” em espaços pequenos.
Com essas propriedades, o minúsculo robô pode ser utilizado para a realização de cirurgias delicadas e até mesmo ajudar socorristas a localizar vítimas de tragédias que estejam presas em escombros, por exemplo.
(Imagem: divulgação)
Os inventores deram ao robô o apelido de “mCLARI”, em referência ao seu antecessor, chamado apenas de “CLARI”.
Além do seu antecessor direto, o mCLARI está na mesma classe de outros microrrobôs exploradores, como é o caso do também recente “robô barata”.
O professor de engenharia da Universidade do Colorado, Jayaram Kaushik, um dos idealizadores da pequena máquina, enfatizou sua importância para o futuro da medicina.
“A longo prazo, imaginamos que esses robôs sejam eficazes na navegação através de corpos humanos e na realização de cirurgias automatizadas, como limpar um entupimento de artéria ou remover um tumor”, previu.
Kaushik e sua equipe afirmam estar empenhados em aprimorar o mCLARI ao extremo, a fim de tornar realidade as expectativas e pretensões estabelecidas com esse lançamento.
Comentários estão fechados.