Comidas tipicas da região sul do Brasil

Marcante e variada, a culinária sulista recebe influência européia e dos países que fazem fronteira com a região, mas com um toque do tempero brasileiro.

0

A região Sul do Brasil é formada por três estados:

  • Paraná
  • Santa Catarina
  • Rio Grande do Sul

Ao contrário do restante do país, em que predomina o clima tropical, o Sul fica sob domínio do clima subtropical, ou seja, apresenta temperaturas baixas, variando entre 16ºC e 20ºC ao ano. Devido a esse clima mais frio, semelhante ao europeu, a região recebeu vários imigrantes, principalmente de origem italiana e germânica.

Por isso, a cultura da região Sul, e consequentemente sua culinária típica, tem uma forte influência europeia. Os descendentes de italianos que se instalaram na região trouxeram pratos como a polenta, sopa de capelleti e galeto al primo canto.

Da cozinha germânica, veio a tradição do Café Colonial, com um cardápio variado, composto por pães, bolos, tortas, biscoitos, geleias, polenta, salames, queijos, salsichas, carnes suínas, frutas, vinhos e bebidas quentes, entre outros. Os alemães também difundiram outros pratos feitos com ingredientes como batatas e joelho de porco.

Confira também: Site oferece curso gratuito de culinária Alemã

Do tempero brasileiro, a culinária da região foi influenciada principalmente pelos tropeiros, comerciantes que iam do Rio Grande do Sul para a Região Sudeste a fim de vender produtos e alimentos.

Devido às longas viagens que realizavam, eles precisavam de comidas que pudessem durar mais tempo. Por isso, tinham um cardápio especial, à base de arroz, feijão, carne de charque, gordura e temperos.

A culinária sulista também teve influência dos países que fazem fronteira com a região, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Essa aproximação resultou no churrasco como uma das principais comidas típicas do Sul. O tradicional churrasco com chimarrão é o que mais se destaca, sendo uma referência da culinária da região.

Alguns dos ingredientes utilizados nos pratos típicos do Sul são encontrados na vegetação local. Um deles é o pinhão, uma semente que os habitantes da região consomem cozido, ou utilizam em receitas de molhos e doces. Outro bastante conhecido é a erva-mate, que é a base para a produção do chimarrão.

Confira a seguir alguns dos pratos típicos da Região Sul:

1 Churrasco

Churrasco
Fonte: Espetoflex

No século XVII, o churrasco na Região Sul era feito sobre o fogo de chão, se tornando uma tradição mantida até hoje. Algumas das especialidades do churrasco na região são a Costela e o Boi no rolete. Como acompanhamento, são servidos arroz, salada, farofa e pão.

2 Arroz Carreteiro

Arroz Carreteiro
Fonte: Ana Maria Braga

Conforme mencionado anteriormente, os carreteiros faziam uma mistura de arroz com carne de charque, cozida em uma panela de ferro, para se alimentarem durante suas longas viagens. O modo de preparo ainda é essencialmente o mesmo até os dias atuais.

3 Paçoca de Pinhão com Carne Assada

Paçoca de Pinhão com Carne Assada
Fonte: Uaucance

Facilmente encontrado na região em maio e junho, que são os meses com temperaturas mais baixas, o pinhão pode ser utilizado para incrementar diversas receitas. A Paçoca de pinhão com carne assada é uma delas. Originalmente, o prato era feito por índios da região, para obter a energia necessária para caminhadas de longas distâncias.

4 Barreado

Barreado
Fonte: Ana Maria Braga

É um prato típico, encontrado principalmente no litoral do Paraná. É feito em uma panela de barro pesada, com a tampa lacrada com farinha, onde a carne é cozida por horas. Esse processo faz com que mesmo requentado, o prato mantenha seu sabor. É servido com farinha de mandioca, banana amassada, laranja e arroz.

5 Polenta

Polenta
Fonte: TudoReceitas

Um dos pratos típicos italianos que se tornou tradicional também na região Sul. A receita é preparada a base de fubá, água e sal, e pode ser preparada na chapa, cozida ou frita. É servida pura ou como acompanhamento.

6 Ambrosia

Ambrosia
Fonte: Receiteria

Sobremesa originalmente portuguesa, que também se tornou muito popular no Rio Grande do Sul. Também conhecido como “Manjar dos Deuses”, esse doce é feito a base de ovos, leite e açúcar.

7 Sagu com Creme

Sagu com Creme
Fonte: Panelinha

É uma doce típico comum principalmente entre os gaúchos, servido como sobremesa após os churrascos. A receita é passada de geração para geração, e pode ser degustada quente ou fria.

8 Papo-de-anjo

Papo-de-anjo
Fonte: Saborosa Viagem

Essa sobremesa é tradicional em Portugal, mas também se popularizou no Sul do Brasil. É feita a partir de gemas de ovo, que são batidas e cozidas, e em seguida fervidas em uma calda de açúcar.

9 Cuca

Cuca
Fonte: Pioneiro

É um tipo de pão doce, de origem alemã. Um dos sabores mais comuns é o de banana, mas também pode ser feita de maçã, abacaxi, chocolate, doce de leite, goiabada, entre outros. Normalmente seu acompanhamento é o café.

10 Kutiá

Kutiá
Fonte: Casa das Receitas

De origem ucraniana, onde costuma ser preparado na véspera de Natal, o Kutiá também é muito comum no Paraná. É uma sobremesa preparada com uvas passas e sementes de papoulas e de trigo.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.