Nova pesquisa indica que tomar banho ou limpar algo alivia a ansiedade

Já tinha pensando nisso antes? A separação de resíduos do corpo pode afastar as experiências estressantes da nossa mente. Saiba como usar isso a seu favor.

De acordo com uma pesquisa publicada na Social Psychological and Personality Science, fazer coisas como lavar as mãos e limpar a casa pode ajudar bastante a diminuir os efeitos psicológicos de eventos estressantes. As novas descobertas fornecem algumas evidências científicas de que isso está relacionado à redução dos sintomas de ansiedade.

Leia mais: Como a ansiedade pode gerar dores e problemas de estômago?

É importante ter cuidado para não transformar os hábitos em um transtorno compulsivo, visto que você apenas substituiria o problema a fim de se livrar dele. Acompanhe a leitura deste artigo e saiba como a limpeza pode aliviar as suas crises.

Sobre o estudo realizado

Um total de 1.150 adultos foram recrutados por cientistas que os fizeram assistir um breve vídeo de uma mulher que estava aterrorizada por estar na beira de um local para bungee jump. O vídeo já havia sido mostrado para induzir apreensão, a tensão e o desconforto nos espectadores.

Em seguida, os participantes foram aleatoriamente designados para assistir a um vídeo, que poderiam ser sobre:

  • Como lavar corretamente as mãos;
  • Como desenhar um círculo;
  • Como descascar um ovo.

O resultado para os vídeos transmitidos

Como consequência, aqueles que assistiram as imagens das mãos sendo lavadas eram os mais propensos a relatar níveis mais baixos de ansiedade do que aqueles que assistiram aos outros dois vídeos.

Os pesquisadores repetiram as suas descobertas em um segundo estudo, agora envolvendo 1.377 pessoas. No entanto eles notaram que o vídeo da lavagem das mãos incluía um aspecto de auto toque.

Um novo experimento para concluir o estudo

Os cientistas realizaram um terceiro experimento com 465 participantes onde os três vídeos foram trocados por tarefas que usavam imagens mentais para esclarecer esse potencial de confusão.

Depois de assistir ao indutor de ansiedade, os convidados foram aleatoriamente designados para imaginar as três seguintes situações:

  • Que seus braços, rosto, pescoço e cabelo são completamente limpos com água;
  • Que você está tocando seus braços, rosto, pescoço e cabelo para se sentir;
  • Não foram instruídos a imaginar nada.

Foi descoberto que, diferente de outras possibilidades, os níveis de ansiedade tendiam a ser menores entre aqueles que imaginavam a limpeza. Esta descoberta apoia a hipótese inicial.

Conclusões

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, quando nos envolvemos em uma ação de limpeza, isso sempre diz respeito à remoção de resíduos dos nossos corpos. Como resultado, essa experiência física fundamental de remover a “sujeira” da pele pode desencadear um tipo psicológico de separação.

Em outras palavras, isso tudo estaria causando uma sensação na mente de separação da influência residual de experiências passadas do presente. Se as experiências anteriores foram estressantes, separá-las psicologicamente do seu presente reduzirá o nível de estresse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.